Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Professor de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Ensino - Governo do Paraná

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Cirque du Soleil estreia hoje em Curitiba; veja fotos do ensaio





Daniel Castellano/Agência de Notícias Gazeta do Povo / Ensaio do espetáculo Varekai Ensaio do espetáculo Varekai Circo

Cirque du Soleil estreia hoje em Curitiba; veja fotos do ensaio

 Daniel Castellano/Agência de Notícias Gazeta do Povo / Ensaio do espetáculo Varekai

Espetáculo surpreende pelos números aéreos e é a terceira apresentação da companhia canadense a passar por Curitiba
A Gazeta do Povo acompanhou na noite de quinta-feira (14) o ensaio do espetáculo Varekai, do Cirque du Soleil, que estreia nesta sexta-feira, em Curitiba. Confira as fotos:

Serviço:
Veja datas, preços e outras informações do espetáculo no Guia Gazeta do Povo
Confira a reportagem do Caderno G publicada na última quinta-feira sobre o espetáculo:
O espetáculo Varekai é a terceira montagem do Cirque du Soleil a passar por aqui (veja o serviço completo do espetáculo no Guia Gazeta do Povo). É também a mais moderna da companhia canadense já montada no Brasil. Concebido em 2002, o show é visualmente mais elaborado do que Alegría, criado em 1994 e apresentado em 2007, e do que Quidam, que teve a estreia mundial em 1996, mas que só chegou ao país em 2009.
E, desta vez, o maior destaque são os números aéreos. Uma das razões para isso vem do próprio enredo de Varekai, que se inspira no mito grego de Ícaro, ser fantástico que tem a cera das asas derretida ao voar em direção ao sol. O ato de ousadia leva o protagonista a cair em uma floresta mágica, que é habitada por seres fantásticos, na qual se vê diante do desafio de superar os próprios limites e descobrir uma vida nova.
A queda do personagem, interpretada no início da apresentação por um artista envolto em uma rede, serve como introdução à beleza dos movimentos e à suavidade da iluminação predominantes no espetáculo. Além desse número, as acrobacias no início do terceiro ato, que dispensam a rede de proteção, são algumas das mais impressionantes de toda a montagem. A coreografia de dança sobre muletas é outro dos momentos mais memoráveis do espetáculo, e serve de exemplo da técnica e da complexidade envolvidas.
Mais humor
Apesar de ter os seus momentos sombrios, Varekai é, na maior parte do tempo, um show alegre. As cenas protagonizadas pelos palhaços, que aparecem em incursões no meio da apresentação, dão a ela bastante leveza e humor. Inclusive, eles são os responsáveis pelos truques de mágica e pela interação com a plateia, a esquentando para o início de cada ato. Um dos momentos mais divertidos é aquele em que o palhaço canta “Ne Me Quitte Pas” (Jacques Brel) enquanto corre atrás da luz do holofote, que teima em fugir dele. Entretanto, mesmo rendendo muitas risadas, esses números parecem desligados do enredo da apresentação.
A palavra “varekai” significa “onde quer que seja” em língua cigana, e presta homenagem à cultura circense vinda dos povos itinerantes. Essa exaltação às raízes fica clara nas músicas interpretadas ao longo do espetáculo, que são tocadas ao vivo, e na própria estrutura montada para receber o público, uma espécie de tenda de luxo.
Pelo fato de os shows se darem nessa estrutura e de o número de cadeiras ser limitado, ninguém sai prejudicado por ter escolhido assentos mais distantes do palco. Esteja onde estiver, é possível ver bem cada uma das estripulias. A apresentação, com cerca de duas horas de duração, tem dois intervalos de meia hora e estrutura aconchegante para o público.
Em turnê pelo Brasil desde o ano passado, Varekai já passou por seis estados e deve receber até o fim do ano 500 mil pessoas. O show poderá ser visto pelos curitibanos até o dia 15 de julho, quando seguirá para o Rio Grande do Sul, última parada no país. Segundo a organização da companhia no Brasil, até o ano que vem o país receberá a turnê de um novo espetáculo que ainda será definido.

Nenhum comentário: