Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Professor de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Ensino - Governo do Paraná

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Com 65 universidades, Brasil domina ranking de melhores latinas


A USP (Universidade de São Paulo) lidera a lista das melhores universidades latino-americanas. Foto: USP/Divulgação
A USP (Universidade de São Paulo) lidera a lista das melhores universidades latino-americanas
Foto: USP/Divulgação
A Universidade de São Paulo (USP) lidera a lista, seguida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que aparece em terceiro lugar. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) também figura entre as 10 melhores, na oitava posição.
Segundo os organizadores do ranking, o forte posicionamento do Brasil no pode ser atribuído a um esforço nacional em aumentar o acesso ao Ensino Superior - com o número de matrículas triplicado na última década - e com políticas objetivando aumentar a qualidade e quantidade de pesquisas acadêmicas. Um estudo da US National Science Foundation aponta que o Brasil também triplicou sua produção de trabalho científico entre os anos de 1993 e 2003, número que só vem aumentando desde então.
"Em 2008 o Brasil gastou $22 bilhões em pesquisa, enquanto México, Argentina e Chile gastaram $5.8 bilhões, $2.7 bilhões e $1.2 bilhões respectivamente. A UNESCO coloca o Brasil entre os 15 melhores países do mundo em performance de pesquisa e de desenvolvimento", diz a publicação.
"O QS rankings mostra a extensão em que o Brasil tem priorizado a pesquisa", afirma Danny Byrne, editor do TopUniversities.com. "O Brasil tem nove universidades, entre as dez latinas com mais trabalhos acadêmicos por docentes, e tem nove do total de dez com maiores proporções de docentes com PhD", diz o editor.
Para Byrne, a decisão do governo brasileiro de criar quarto novas universidades públicas até o ano de 2014 e mais 250 mil vagas para estudantes - em um país onde mais de 75% dos universitários estão em universidades privadas - demonstra o comprometimento em expandir o acesso a universidade e investir no futuro. "Iniciativas com o objetivo de promover a mobilidade internacional também demonstram um aumento na percepção de que capital em recursos humanos e em pesquisa são a solução para a competitividade global".
Número de universidades no top 250 por país: Brasil (65), México (46), Colômbia (34), Chile (30), Argentina (26), Peru (10), Equador (6), Venezuela (6), Cuba (5), Uruguai (4), Costa Rica (3), Paraguai (3), República Dominicana ( 3) Bolívia (2) El Salvador ( 2) Panamá (2) Guatemala (1) Nicarágua (1), Porto Rico (1)
.

Nenhum comentário: