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quinta-feira, 14 de junho de 2012

Curitiba leva Hibribus à Rio+20 como modelo de ônibus menos poluente

Brunno Covello / Secretaria Municipal de Comunicação Social da Prefeitura de Curitiba / Divulgação / O veículo é uma aposta da administração municipal para diminuir a emissão de poluentes na capital paranaense, já que opera com dois motores. Um deles é elétrico e o outro movido a biodiesel O veículo é uma aposta da administração municipal para diminuir a emissão de poluentes na capital paranaense, já que opera com dois motores. Um deles é elétrico e o outro movido a biodiesel novidade

Curitiba leva Hibribus à Rio+20 como modelo de ônibus menos poluente

Veículo tem dois motores (elétrico e biodiesel); 60 unidades devem operar na capital paranaense a partir de setembro
A prefeitura de Curitiba apresentou o Hibribus nesta quinta-feira (14) durante a realização da Rio+20, conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) para discutir o desenvolvimento sustentável, que está sendo realizada na cidade do Rio de Janeiro até o próximo dia 22. O veículo é uma aposta da administração municipal para diminuir a emissão de poluentes na capital paranaense, já que o ônibus opera com dois motores (um elétrico e outro movido a biodiesel). Inicialmente, 60 unidades devem ser implantadas no sistema de transporte coletivo de Curitiba a partir de setembro deste ano.
O modelo do novo ônibus começou a ser produzido pela Volvo, na fábrica da empresa na capital paranaense, neste ano, com investimento de US$ 20 milhões. Ele é mais silencioso e a nova tecnologia permite economia de combustível de até 35%, além de reduzir em 90% as emissões de gases poluentes em relação aos ônibus com tecnologia antiga.
O motor elétrico é utilizado no arranque e na aceleração até a velocidade de 20 quilômetros por hora quando entra em funcionamento o motor a biodiesel que, no caso de Curitiba, é à base de soja. O motor elétrico do veículo é usado também como gerador de energia durante as frenagens. A cada vez que os freios são acionados, a energia da desaceleração é utilizada para carregar as baterias.
"O Hibribus é mais um avanço no sistema de Curitiba, que busca sempre estimular o uso do transporte coletivo aliado à sustentabilidade. Desenvolvemos um sistema de ônibus que é referência mundial, investimos agora no biocombustível e nos motores menos poluentes e estamos iniciando a implantação do metrô", disse o prefeito Luciano Ducci durante o evento de apresentação do novo modelo. A cidade investirá cerca de R$ 26 milhões para adquirir as primeiras 60 unidades do Hibribus.
Com capacidade para 85 passageiros cada, eles entrarão na Rede Integrada de Transporte, em linhas convencionais, que fazem ligação bairro a bairro (Detran/Vicente Machado/ Água Verde/Abranches; Juvevê/Água Verde; e Jardim Mercês/Guanabara) e em linha circular, a Interbairros 1. "Focamos no aproveitamento de todos os modais possíveis para a evolução constante de nosso transporte coletivo", afirmou Luciano Ducci.
"Estamos muito otimistas com este revolucionário veículo. É o ônibus do futuro", afirmou Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America, que participou do lançamento no estande de Curitiba na Rio+20. O Hibribus ficará no estande de Curitiba na Rio+20, no Paque dos Atletas, durante toda a conferência.

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