Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Professor de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Ensino - Governo do Paraná

sábado, 2 de junho de 2012

Desabafo e Apoio - Para que serve a Escola?


Olá Pessoal

  Conto com vocês para divulgar e apoiar esta denúncia, onde fui humilhada e desacreditada perante  ouvidoria da SEED que ignorou o crime de desacato aos funcionários da nossa Escola agindo com autoritarismo....leiam o relato e repassem aos colegas da educação.

  Obrigado
 
MIRIA CHEPAK

RELATO DA DIRETORA AUXILIAR MIRIA F. DE ASSIS CHEPAK
 
   Eu, Miria Freitas de Assis Chepak,diretora auxiliar do Colégio Estadual Amyntas de Barros no Município de Pinhais,venho relatar a situação constrangedora que passei nos dias 22 e 23 de maio onde a ouvidoria da SEED me procurou para esclarecimentos da denúncia do aluno Maicon Roberto de Lima Moraes de vinte anos,matriculado no 2º ano do Ensino Médio no período noturno.Relatei que no dia 17/05 o aluno estava gazeando aula na quadra esportiva e recusou-se a entrar na sala,discutindo com a inspetora e chutando a bola dizendo? vai pegar otária?, depois disso desacatou a diretora e pedagoga e saiu da Escola, após o ocorrido, sua mãe ligou para a diretora xingando-a de ? vadia?. Comuniquei ao ouvidor que o aluno não tem limites e não respeita professores e funcionários e que fizemos a ata do ocorrido, bem como um Boletim de Ocorrências na delegacia. Diante de todos os fatos, a ouvidoria, primeiro na pessoa do Sr. Kury (22/05) depois o Sr.Petry ( 23/05) alegaram que o aluno tem o direito de continuar estudando e que ele poderá ser transferido somente quando ele quiser , encaminhando o aluno para a Escola novamente. Eu argumentei e tentei relatar todas as situações de desrespeito ocorrido nos últimos três anos pelo aluno e fiquei indignada com a falta de compreensão dos ouvidores que menosprezaram as atitudes pedagógicas da escola questionando minhas explicações e alegando sempre os direitos do aluno dizendo que a escola não está sabendo lidar com a situação e que eu não poderia chamar a patrulha escolar nesta situação, mesmo eu alegando todo o desacato do aluno e que ele não atende as solicitações de diálogo com a equipe pedagógica e direção escolar. Não vou relatar agora todos os detalhes de constrangimento que passei durante a conversa com os ouvidores, mas tentei justificar nossas atitudes e  disse que iria convocar o Conselho Escolar para me ajudar com a situação e o ouvidor Petry disse que nem mesmo o Conselho teria autonomia na decisão deste aluno que quer continuar na Escola. O pior de tudo que ele conversou comigo por telefone diante deste aluno e disse que ele tem que saber dos seus direitos e depois disso ligou para a pedagoga Sebastiana para ela providenciar a entrada deste aluno hoje, ficando no portão da Escola para recebê-lo e zelar para que o mesmo não seja ferido em sua integridade, insinuando que estamos agredindo ao aluno em situação contraria ao que vem ocorrendo. E onde ficam nossos direitos de sermos tratados com dignidade e respeito enquanto funcionário público da instituição de ensino? A quem vamos recorrer nas situações de desacato se a própria ouvidoria da SEED nos oprime julgando-nos incapazes diante das decisões do Colegiado Escolar?
Gostaria de contar com o apoio do NREAM- Norte, dos diretores e professores de Pinhas que conhecem meu trabalho na área da Educação, pois acredito ainda que somente através dela conseguiremos transformar a realidade social.   
                                     
 Pinhais, 23/05/2012

Nenhum comentário: