Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Professor de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Ensino - Governo do Paraná

domingo, 10 de junho de 2012

Missão cara-metade: 48 horas para encontrar um par


Com a proximidade do Dia dos Namorados, o Viver Bem preparou um verdadeiro manual para os solteiros que querem vencer no jogo do amor e passar o 12 de junho ao lado da tão sonhada alma gêmea.

Diante da solidão, há quem ponha a culpa no outro, que não entende e não vê a sua beleza. Há também quem responsabilize o cupido zarolho ou um inexplicável feitiço, que não passa nem com reza brava para Santo Antônio.
Ruminações como essas naturalmente assolam os corações solitários, com a proximidade do Dia dos Namorados. De fato, muitos se deprimem com a data, enquanto outros a usam como estímulo para intensificar a procura pela cara-metade, até a fatídica próxima terça-feira.
Dicas
A força do visual
“O que vale é o interior.” Esse ditado, segundo Sheila, só vale para decoração de interiores. De resto, eles e elas reparam muito em quem sabe se vestir de acordo com a ocasião. “Homem gosta de mulher perfumada e que se cuida. Mas não gosta de extravagância, de roupas muito ousadas ou muita maquiagem.” As mulheres, por sua vez, apesar de não ligarem tanto para a beleza, reparam na higiene e em quem foge do visual brega, sem tampouco ser um metrossexual. Ainda ganham pontos rapazes que transmitem uma estabilidade financeira e emocional.
Dentro e fora da mira
Para o homem que tem uma pretendente em mente, uma boa estratégia é mandar flores e convidar a mulher para um programa especial no Dia dos Namorados. “É algo descarado que pode funcionar”, diz Cláudya Toledo. A mulher, por outro lado, pode descobrir a rota desse homem e cruzar intencionalmente com ele. “Ela pode dizer: ‘nossa, nem acredito que encontrei você hoje, um dia antes do Dia dos Namorados!’, e dar uma risada”, sugere Toledo. Se depois ele não a convidar para nada, é hora de partir para outra.
Para quem não tem ideia de quem procurar, o primeiro passo é identificar o perfil da pessoa que lhe atrai. A partir daí, frequente os locais em que essa pessoa poderia estar. “Se gosta de um parceiro culto, vá a uma livraria. Se gosta de parceiro sarado, procure na academia. Só não se iluda com baladas, em que você mal conversa com as pessoas e encontra tudo menos namorado”, diz Sheila Rigler, especialista em relacionamentos e diretora da agência Par Ideal.
O encontro
Bom humor em um encontro é sempre bem-vindo. “Ninguém gosta de quem só reclama da vida. O parceiro não é psicólogo”, diz Rigler. Mas encarnar um comediante tampouco é vantajoso. “Extroversão demais pode ser uma máscara.”
Quem bebe ou fuma em excesso perde pontos, assim como os que checam mensagens constantemente no celular, algo interpretado como falta de consideração. O homem que olha para outra mulher em um encontro perde pontos incalculáveis.
Para evitar saia-justa, um conselho especial para as mulheres: evite interrogatórios. “Falar logo sobre casamento e filho assusta o homem. Certas coisas é melhor deixar para descobrir aos poucos”, diz Rigler. Ambos devem evitar outros assuntos polêmicos como religião, política, futebol, e, principalmente, ex-amores. No fim da noite, a regra é eterna: o bom cavalheiro sempre paga a conta. “Ela pode até não aceitar, mas ele precisa se oferecer. Se ele fala em dividir ou inventa que esqueceu a carteira, ele é visto como avarento”.
No dia seguinte
Após um primeiro encontro bem-sucedido, não há como negar. O homem que liga no dia seguinte e ainda envia flores ou bombons, marca um golaço. “Todas querem que eles liguem. Mas é comum eles esperarem alguns dias, situação que precisa ser administrada por elas”, diz Sheila.
Namoro ou amizade?
Mesmo que um homem conheça uma mulher há apenas 48 horas, ele pode e deve, sim, evidenciar sua intenção de namoro, afirma Cláudya Toledo. “A mulher espera receber sinais claros. Além disso, é importante que parta dele o pedido. Do contrário, pode perder a graça para ele, que simbolicamente assume a função do caçador.” Uma forma menos óbvia de pedir uma mulher em namoro é apresentá-la, inesperadamente, aos amigos, referindo-se a ela como namorada. Se ela se reconhecer assim, o jogo está ganho.
Especialmente para os bravos que não perderam a esperança e assumiram a missão de encontrar um namorado(a) em 48 horas, o Viver Bem traz dicas preciosas de especialistas em relacionamentos.
Autoconhecimento
Para Cláudya Toledo, autora do livro Manual do Amor e fundadora da agência de casamentos A2Encontros, vencer no jogo da conquista é possível, desde que o jogador se conheça e saiba o que quer. “Quem não tem autoconhecimento não encontra alguém em 48 horas nem em 48 anos. Essa pessoa até pode topar com a alma gêmea todos dos dias, mas não está preparada para entrar em contato com ela.”
Estar bem consigo mesmo é fundamental, observa a psicóloga Cleia Oliveira. “O solteiro pode estar com a autoestima baixa e às vezes não consegue se olhar de frente nem olhar à sua volta.” Da mesma forma, reduzir certos filtros e expectativas em relação ao outro é muito importante. “Achar alguém igual à gente não existe, é um erro. Sem falar que o diferente pode fazer bem.” Veja as dicas dos especialistas em relacionamento no box ao lado.
Fagner aposta no romantismo
O designer Fagner Moro, 23 anos, considera-se um homem exigente. Por isso sabe que a procura por uma namorada é tarefa árdua. Há um ano sozinho, ele agora aposta suas fichas em uma garota conhecida. Mas até terça, “dia da carência total”, também promete ficar alerta para outras possibilidades, seja em parques, barzinhos ou restaurantes. “São espaços em que você encontra pessoas mais abertas para conversar e se conhecer.”
Para Moro, balançam o seu coração mulheres morenas, baixinhas, de cabelos compridos e que saibam se vestir bem. “A mulher perde credibilidade se não sabe usar uma roupa de acordo com a ocasião.” Um sorriso sincero também o cativa. “No sorriso, você percebe a verdadeira beleza da mulher.”
designer reconhece que procura alguém parecido com ele. Uma cara-metade que “não seja tão baladeira e prefira fazer programas mais tranquilos, como ir ao cinema e sair para jantar”. Por outro lado, dispensa mulheres carentes. “Quero que ela fique comigo porque gosta de mim e não porque precisa de mim.”
Diante de garotas muito questionadoras, Fagner surpreende. Ele não se incomoda em falar num primeiro encontro sobre certos temas delicados, como casamento e filhos. “O importante é deixar a conversa fluir. Às vezes a partir disso você conhece o caráter da pessoa.”
Para marcar pontos com a sua pretendente, ele reconhece o valor de velhas e nobres artimanhas. “A história de pagar a conta, por exemplo. Antes eu achava que isso não fazia diferença, até que uma vez aceitei dividi-la, por sugestão da menina. Depois, pela reação dela, percebi o erro. Eu deveria ter insistido e pago sozinho.” Elogiar é outra ação indispensável. “Nenhuma mulher resiste a um bom elogio, quando você repara em algo nela.” Mandar flores é outra atitude certeira. “Isso abre portas, mesmo se a mulher ainda não gosta de você. Porque isso causa um impacto, faz as amigas dela comentarem e assim ela presta mais atenção em você.”
Karim Caramello testa sua doçura
A promotora de vendas Karim Caramello, 46 anos, quer amar novamente. Há um ano em busca de um namorado, após terminar um casamento, ela intensifica a sua “procura” nas próximas 48 horas.
Para sair do zero a zero, arquitetou estratégias. Hoje pensa em caprichar no visual e ir à feira do Largo da Ordem com o radar ligado. “Há muita gente interessante circulando, existem barzinhos legais e dá até para almoçar ali.” Se nada ocorrer, talvez dê um pulo em uma livraria de algum shopping. “É preciso usar a criatividade. Um ambiente como esse é bom para você trocar ideias. E você deduz sobre a personalidade da pessoa a partir dos livros que ela lê.”
Caso a procura se mantenha infrutífera, à noite ela segue para algum barzinho, tática que pretende usar até a terça-feira decisiva. Se ainda assim, nada der certo, espera pelo menos trocar alguns beijinhos. “Isso faz um bem danado, porque levanta a autoestima. E se você está alegre e feliz, é mais fácil você atrair um futuro namorado depois.”
Para quem se interessar por sua doçura, Caramello revela características que busca em um homem. “Ele precisa ser extrovertido, ter espírito aventureiro e não gostar de rotina. Pode ter a hora do futebol dele, do churrasco com os amigos, mas precisa ter tempo para mim. Quero um companheiro.”
Na relação, ele precisa ter maturidade e não ser ciumento ou pegajoso em excesso. “Chega uma idade em que você confia ou não na pessoa. Não precisa ficar controlando, ligando... Tudo que é feito com pressão não dá certo.”
Com relação ao visual, ganha pontos se este homem, de 35 a 55 anos, cultivar uma vaidade saudável. “Não precisa ser sarado, mas não dá pra ter uma barriga de nove meses. Não acho ruim ser um pouco metrossexual, desde que não fique se olhando no espelho o tempo todo.” Diante de um bom cavalheiro, Karim não hesitaria até em pedi-lo em namoro.
Baladas para os solteiros
Se depois de todo esforço você ainda não conseguir sair do zero a zero, não desanime. O Viver Bem selecionou algumas baladas em que você pode tentar a sorte.
Festa F*** you, I'm solto!, No Duc Club
Com o lema “solteiro, sim; sozinho, nunca!", o DUC Club abre exclusivamente na terça, para a festa. Nas pick-ups, os DJs se revezam com muita música eletrônica, que anima os solteiros em uma noite totalmente voltada para eles.Para solteiros entre 18 e 35 anos.
DUC Club. Av.do Batel, 1693, fone (41) 3045-6585. Entrada: R$ 30 (feminino) e R$ 60 (masculino), até 1h. www.ducclub.com.br
Estofaria Bar 
No dia 12, o Estofaria Bar ganha uma programação especial. A noite será conduzida por um animador fantasiado de cupido, que fará o papel de pombo correio, entregando recadinhos entre as mesas. Jogos e brincadeiras com os clientes também estão previstos na programação. Ao entrar, as mulheres ganham uma tiara de diabinha ou de anjinha e os homens recebem um arco e flecha de caçador. O cardápio terá inspiração afrodisíaca, com itens como o estofadinho de chocolate com pimenta. Para solteiros acima de 18 anos. 
Estofaria Bar. Rua Itupava, 1436, Alto da Rua XV, fone (41) 3044-6657. Entrada: R$ 30 (inclui show, petiscos e uma bebida). www.estofariabar.com.br
Concurso de Cantada no Citra Bar
O Citra Bar promove um concurso de cantadas para dar uma força aos que ainda não encontraram sua cara-metade. As duas melhores cantadas enviadas ao Facebook do bar rendem aos seus autores um combo com um litro de vodka (Eristoff) e quatro energéticos (Insano). A escolha será feita por um juri composto por frequentadoras do bar e a equipe feminina da casa. Os 200 primeiros que chegarem também ganham uma dose de tequila grátis. A trilha sonora fica por conta da banda Track One, que apresenta hits românticos. Para solteiros entre 20 e 30 anos.
Citra Bar. Rua Itupava, 1163, Alto da XV, fone (41) 3328-7668. Entrada: livre até às 20h. Depois, R$10 (homens) e R$ 6 (mulheres). www.citrabar.com.br
Cervejaria Devassa
A Cervejaria Devassa prepara uma surpresa especial para os solteiros no Dia dos Namorados. Durante toda a noite haverá chope ruiva (Pale Ale) e caipirinha em dobro, além de uma atração musical surpresa. Como 12 de junho também é Dia do Correio Aéreo Nacional, a casa irá promover diversas brincadeiras, buscando a interação e a comunicação entre as mesas. Para solteiros de 25 a 40 anos.
Cervejaria Devassa Curitiba. Rua Fernando Simas, 71, Praça da Espanha, fone (41) 3044-7003. Entrada livre.
Bar Canabenta
Solteiros de Curitiba: uni-vos! No dia 12, o objetivo do bar CanaBenta é aproximar as almas solitárias . As primeiras 20 pessoas que fizerem checkin na rede social Forsquare, dizendo que estão no CanaBenta, ganham um brinde para oferecer à pessoa que lhe despertou interesse. Para quebrar o gelo, os solteiros também podem se declarar através do Correio Elegante. A atração gastronômica da noite é a mandioca gratinada com carne seca. Para solteiro de 25 a 35 anos.
Bar CanaBenta. Rua Itupava, 1431, Alto da Rua XV, fone (41)3019-6898. Entrada livre.www.canabenta.com.br
Festa Singles Night no Santa Marta
Uma noite sertaneja anima os solteiros no Santa Marta com as duplas Gustavo Toledo e Gabriel, Lucas e Renan, e Michelle Reich. Além disso, grupos de quatro mulheres que chegarem juntas até às 20h30 ganham uma garrafa de vodka Smirnoff. Para solteiros de 20 a 35 anos. Para solteiros de 20 a 35 anos.
Santa Marta. Rua Bispo Dom José, 2030, Batel. Entrada: R$35 (masculino, até às 21h); R$40 (masculino após 21h); R$ 15 (feminino antes das 21h); R$ 20 (feminino, após as 21h).

Nenhum comentário: