Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Professor de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Ensino - Governo do Paraná

terça-feira, 19 de junho de 2012

Paraná recebe prêmio na OBMEP

Paran?ecebe pr?o na OBMEPA Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED) foi destaque da Região Sul da 7ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O prêmio foi recebido pelo vice-governador e secretário da Educação Flávio Arnsrecebeu nesta terça-feira (19), em Curitiba, durante a entrega de medalhas aos alunos vencedores dessa edição do evento.

Segundo Flávio Arns, a premiação recebida é fruto do intenso trabalho realizado pela SEED e do empenho dos professores nas escolas. “Todos têm direito à educação de qualidade. A Olimpíada é importante para os alunos descobrirem seus talentos, identificar sua vocação para a construção de uma sociedade melhor”, ressaltou.

Ao todo, os estudantes do Paraná conquistaram 193 medalhas – 128 delas são de alunos da rede estadual. São 61 medalhas de prata e 104 de bronze, além de 786 menções honrosas. As 28 medalhas de ouro serão entregues na primeira quinzena de agosto, em evento a ser realizado no Rio de Janeiro. A lista com os nomes dos alunos premiados na edição de 2011 pode ser consultada no link: www.obmep.org.br/premiados.html .

Também foram premiadas as secretarias municipais de Educação de Curitiba e de Francisco Beltrão. As escolas estaduais Nossa Senhora das Graças, em Irati; Medalha Milagrosa, em Ponta Grossa; Colégio Estadual Gastão Vidigal, em Maringá; Colégio Estadual do Paraná e o Colégio da Polícia Militar, ambos em Curitiba, receberam um computador e um kit de projeção móvel.

OPORTUNIDADE - Os alunos vencedores ainda podem de participar do Programa de Iniciação Científica (PIC) em universidades e todos os participantes podem ter acesso aos cursos gratuitos de matemática ofertados pelos Polos Olímpicos de Treinamento (POT). “Além disso, recebem bolsa de estudo por três anos durante a graduação e bolsa de mestrado”, explicou Claudio Nadin, diretor adjunto do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e chefe do departamento da OBMEP.

De acordo com o professor Yuan Jinyun, coordenador da OBMEP no Estado, a iniciativa visa fortalecer e estimular o estudo da Matemática, detectar jovens talentos nesta ciência e incentivar a troca de experiências. “Temos que motivar o raciocínio matemático dos alunos. Assim, eles terão melhor base para cursar o ensino superior, promovendo uma melhora na qualidade do ensino”, afirmou.

Segundo o professor de Matemática Marcelo Turkiewicz, do Colégio Estadual Polivalente de Goioerê, a OBMEP é uma excelente ferramenta pedagógica. “O professor deve incentivar o aluno a participar de forma consciente da Olimpíada. O resultado é fruto de trabalho e muito estudo”, disse Marcelo, que acredita ser necessário implementar novas metodologias para o ensino da disciplina e ensinar o aluno a superar seus limites.

Para Mariza Pereira Ianse, mãe Fabiana Ianse, estudante premiada do Colégio Estadual José de Anchieta, em Santa Maria do Oeste, a OBMEP ajuda os alunos a se prepararem para o futuro. “Ao participarem do PIC, adquirem mais conhecimento, além de terem contato com mestres e doutores e desfrutarem da infra-estrutura oferecida pelas universidades, como os laboratórios”, falou Mariza.

O estudante Rogério de Oliveira Souza, medalhista de prata e aluno do 9º ano da Escola Estadual do Campo Professor Francisco da Silva Reis, em Sengés, região nordeste do Paraná, relatou que sua dedicação tem sido compensada com a participação no PIC. “Espero que essa oportunidade que estou tendo seja o início de outras conquistas em minha vida”, ressaltou Rogério, que já recebeu uma medalha de ouro em 2010.

A OBMEP é organizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e Ministério da Educação (MEC). A competição é direcionada aos alunos da rede pública matriculados nas séries finais do ensino fundamental e no ensino médio. No Paraná, foi mais de um milhão de inscritos. A segunda fase da 8ª edição acontece dia 15 de setembro e os resultados serão divulgados em 30 de novembro.

Nenhum comentário: