Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Professor de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Ensino - Governo do Paraná

terça-feira, 26 de junho de 2012

Ração ou comida?


Mel Gabardo/ Gazeta do Povo
Mel Gabardo/ Gazeta do Povo / Luciana Fabiola Barbaro e sua pintcher Duda: ração para evitar problema estomacal no animalLuciana Fabiola Barbaro e sua pintcher Duda: ração para evitar problema estomacal no animal

Especialistas recomendam o uso do alimento industrializado. Comida de casa, só com orientação profissional.

Proibidos
Veja quais são os alimentos que podem causar doenças em gatos e cachorros:
Condimentos, alho e cebola
Para os animais, eles são tóxicos. Dificultam a circulação de oxigênio no organismo e podem causar alguns tipos de anemias.
Chocolate
Com substâncias estimulantes, pode causar arritmias cardíacas.
Leite
Os animais adultos não têm as enzimas que digerem o leite, podendo ficar com diarreia. Os filhotes até podem consumir o líquido, mas não precisam.
Ossos
Não são aconselháveis, já que podem conter bactérias tóxicas tanto para os animais quanto para os humanos. Alguns tipos, como os de galinha e outros pequenos, também podem perfurar o trato digestivo.
Açúcar
Causa diabetes e problemas nos dentes, além de levar à obesidade.

Hoje em dia, a maioria dos veterinários recomenda alimentar os bichos de estimação com ração. É mais prático e garante uma nutrição adequada. “Para facilitar, não ter dúvidas e não correr riscos, recomendamos o alimento industrializado. Ele fornece os nutrientes necessários, desde que seja comprado de acordo com o animal: filhote ou adulto, gato ou cachorro”, diz a zootecnista Ananda Portella Félix, doutora em Nutrição de Cães e Gatos.
Mas não basta apelar para qualquer produto. As rações comerciais vão da básica à superpremium. “As mais baratas usam ingredientes que são pouco aproveitados pelos animais. Têm menor teor de proteína e energia e excesso de fibras e minerais”, afirma a zootecnista. Com uma nutrição de mais baixa qualidade, os pelos não serão tão bonitos e as fezes difíceis de limpar. No caso de gatos, pode ser pior. “Os cães são mais resistentes, mas os gatos podem desenvolver doenças do trato urinário.”
Não é preciso, no entanto, optar pelas superpremium, que são bastante caras. A recomendação é ficar na média, com rações premium ou padrão.
Em casa
É possível também garantir uma boa alimentação cozinhando para seu pet. Mas não vale simplesmente encher o pote com o resto do almoço. É preciso seguir as orientações do veterinário ou zootecnista. “A comida caseira pode ser extremamente saudável se preparada de maneira adequada. Com ingredientes, modo de preparo, proporções e armazenamento apropriados”, lista Ananda. Caso os cuidados não sejam seguidos, os animais podem adoecer por deficiência de vitaminas e minerais, principalmente o cálcio, comprometendo os ossos e o crescimento. Além disso, são comuns a obesidade e problemas dentários.
Problemas
A estudante Luciana Fabiola Barbaro, de 28 anos, sabe o que a alimentação caseira desbalanceada pode causar. Sua pintcher Duda, hoje com 8 anos, há alguns anos ficou internada por 15 dias com problema de estômago causados pela gordura da comida. Desde então, ela procurar dar apenas ração, tarefa não muito fácil.
Fabiola mora com a família do namorado. “O pessoal aqui em casa tem dó e coloca a carne da mesa no potinho dela. No início comentei com eles, mas não vou ficar brigando”, conta.

Nenhum comentário: