Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Professor de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Ensino - Governo do Paraná

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Unesco declara Igreja da Natividade patrimônio da humanidade


AFP PHOTO/MUSA AL SHAER  / Peregrinos cristãos visitam Basílica da Natividade, na Cisjordânia Peregrinos cristãos visitam Basílica da Natividade, na Cisjordânia
ESCOLHA

Unesco declara Igreja da Natividade patrimônio da humanidade

É a primeira vez que a Palestina solicitou a inscrição de um sítio seu na lista do Patrimônio da Humanidade.
Basílica da Natividade de Belém, situada na Cisjordânia, entrou para o patrimônio mundial daUnesco, apesar das objeções do Estado de Israel, após uma eleição realizada nesta sexta-feira, na Rússia.
Rio de Janeiro pode ser tornar patrimônio Cultural da Humanidade
(AFP PHOTO / Christophe Simon )
O Rio de Janeiro poderá se tornar Patrimônio Cultural da Humanidade na madrugada deste sábado (30), caso a candidatura da cidade seja aprovada na 36ª reunião do Comitê do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), que ocorre em São Petersburgo, na Rússia. A decisão deverá ser conhecida por volta das 3h de sábado.
Pouco depois do anúncio, a Autoridade Palestina saudou esta decisão, considerando que constituía uma "vitória da justiça".
A candidatura do Caminho das Peregrinações e deste templo de Belém, onde, segundo a tradição cristã, Jesus nasceu, passou assim pelo exame de 36 sítios feito pelo Comitê de Patrimônio Mundial desta organização da ONU, reunido em São Petersburgo. O resultado da votação foi 13 votos a favor, seis contra e duas abstenções.
É a primeira vez que a Palestina - que se converteu em membro da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura em 31 de outubro de 2011 - solicitou a inscrição de um sítio seu na lista do Patrimônio da Humanidade.
No entanto, os especialistas do Conselho Internacional dos Monumentos e Lugares, que avaliam previamente as candidaturas, emitiram uma opinião negativa, estimando que os palestinos não realizaram uma avaliação detalhada e completa das ameaças que o lugar sofre.
Em compensação, o vice-prefeito de Belém, George Saade, considerou importante que "os turistas percorram este circuito e visitem Belém como uma cidade palestina", aludindo assim ao controle que exerce o Estado de Israel sobre o turismo na Terra Santa.
Depois de divulgada a decisão da Unesco, o porta-voz de Mahmud Abbas, presidente da Autoridade Palestina, afirmou que "este reconhecimento global dos direitos do povo palestino constitui uma vitória para nossa causa e para a justiça".
Em 31 de outubro de 2011, os palestinos conseguiram uma vitória diplomática de grande força simbólica ao se converterem no país de número 195 da Unesco, em uma votação da Conferência Geral, que só registrou 14 votos contra. Estados Unidos e Israel criticaram esta decisão.
A Basílica da Natividade, que data do século IV, é uma das igrejas mais antigas da cristandade. Sua inclusão na lista da Unesco garante ajudas para sua restauração.
O templo é administrado pela Igreja Ortodoxa Grega, a Igreja Apostólica Armênia e o Patriarcado latino (católico) de Jerusalém.

Nenhum comentário: