Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Professor de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Ensino - Governo do Paraná

terça-feira, 19 de junho de 2012

USP aparece no 'top 100' das melhores universidades do mundo




Ranking da Times Higher Education é feito a partir da opinião de acadêmicos. Universidade de São Paulo está na faixa do 61º ao 70º lugar.


A Universidade de São Paulo (USP) aparece entre as 100 melhores instituições de ensino superior do mundo em reputação no meio acadêmico, segundo o ranking divulgado nesta quinta-feira (15) pela instituição londrina Times Higher Education (THE). O ranking foi montado a partir de uma pesquisa com mais de 17,5 mil professores convidados de 137 países. Única universidade brasileira entre o “top 100” do ranking, a USP aparece na faixa entre o 61º e o 70º lugar.
Praça do Relógio USP (Foto: Divulgação/USP)Praça do Relógio USP (Foto: Divulgação/USP)
O resultado mostra uma evolução da USP no ranking. No ano passado, nenhuma instituição brasileira apareceu entre as 100 melhores na lista que leva em conta a reputação da universidade entre os pesquisadores do meio acadêmico. A USP já havia aparecido com destaque em outro ranking produzido pela THE, o ranking mundial das universidades, quando apareceu em 178º lugar.
A Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, obteve a pontuação máxima no ranking divulgado nesta quinta-feira. A pesquisa pediu aos acadêmicos experientes para destacar o que eles acreditavam ser o mais forte das universidades para o ensino e a pesquisa em seus próprios campos. Harvard obteve 100 pontos. As outras cinco melhores classificadas foram Instituto de Tecnologia de Massachusetts – MIT (EUA); Universidade de Cambridge (Reino Unido); Universidade Stanford (EUA), Universidade da Califórnia, em Berkeley (EUA); e Universidade de Oxford (Reino Unido).
Veja as 10 primeiras universidades no ranking  de melhor reputação
PosiçãoInstituiçãoPaísPontuação
1º)Universidade de HarvardEUA100,0
2º)Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT)EUA87,2
3º)Universidade de CambridgeReino Unido80,7
4º)Universidade da StanfordEUA72,1
5º)Universidade de Califórnia - BerkeleyEUA71,6
6º)Universidade de OxfordReino Unido71,2
7º)Universidade de PrincetonEUA37,9
8º)Universidade de TóquioJapão35,6
9º)Universidade da Califórnia - Los AngelesEUA33,8
10º)IUniversidade de YaleEUA32,4
61º-70º)Universidade de São PauloBrasilN/A

Fonte: Times Higher Education, Top Universities by Reputation 2011

Nenhum comentário: