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Professor de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Ensino - Governo do Paraná

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Atenção servidores do PARANÁ!!!!


Aniele Nascimento/ Gazeta do Povo / Sede da Paranaprevidência: sem repasse integral do governo do estado e baixa contribuição, fundo corre riscoSede da Paranaprevidência: sem repasse integral do governo do estado e baixa contribuição, fundo corre risco
FUNCIONALISMO

Paranaprevidência pode ficar inviável em 8 anos

Déficit técnico na previdência dos servidores do estado chega a R$ 7,3 bilhões, o que pode gerar problemas no pagamento de aposentadorias e pensões.
O Fórum das Entidades Sindicais dos Servidores Públicos do Paraná teme que em oito anos falte dinheiro para pagar aposentadorias e pensões do funcionalismo estadual. Isso porque a diferença entre o que é pago atualmente pelos servidores e pelo governo do estado à Paranaprevidência e o que esses funcionários deverão receber no futuro (o chamado déficit técnico) aumentou em R$ 3,87 bilhões entre 2010 e 2011. O rombo chega a R$ 7,3 bilhões no acumulado.
O Tribunal de Contas do Paraná (TC) já havia alertado o Poder Executivo, na gestão do governador Orlando Pessuti, de que o déficit técnico poderia causar problemas no pagamento aos beneficiados do fundo previdenciário. “Existe o risco a médio e longo prazo de não ter dinheiro”, confirma o presidente do TC, Fernando Guimarães. O Tribunal ainda não possui um estudo atual da situação financeira da Paranaprevidência, o que deve ficar pronto em junho.
Mudanças
Governo promete reestruturação no fundo previdenciário
O poder público do Paraná estuda um novo plano de custeio para redefinir a arrecadação do servidor público e o que o governo deve dar de aporte financeiro para diminuir o déficit técnico da Paranaprevidência. A intenção é impedir um colapso financeiro na previdência estadual. O governo vai repensar como servidores e também inativos vão contribuir com a reformulação.
Uma das medidas, segundo o secretário de Administração e Previdência do Paraná, Jorge Sebastião de Bem, seria a elevação de 10% para 11% no desconto mensal em folha de pagamento dos servidores. Outra medida seria a separação de parcelas de funcionários para a criação de fundos de previdência específicos, como os policiais militares. Até o segundo semestre, a secretaria vai enviar o texto à Assembleia Legislativa do Paraná para votação.
Sobre o aporte financeiro que não é pago na totalidade pelo estado, o secretário argumenta que, pelo atual plano de custeio, até 2016 todo o compromisso financeiro do Executivo com a Paranaprevidência seja cumprido.
O diretor-presidente da Paranaprevidencia, Jayme de Azevedo Lima, esclarece que o saldo negativo constatado não significa que a instituição não tenha dinheiro para pagar os servidores públicos, diferentemente do quadro apontado pelo Fórum das Entidades Sindicais. (RB)
Os membros do Fórum das Entidades Sindicais dos Servidores Estaduais (FES) reclamam da falta de transparência do governo para encontrar uma saída para o rombo. Segundo eles, é necessário que haja reformulação na arrecadação de verba para o fundo previdenciário. “O sistema é inviável do jeito que está, mas não temos transparência do governo sobre todos os agravantes”, diz a coordenadora do Fórum, Marlei Fernandes Carvalho. De acordo com a coordenadora, os sindicatos pretendem conversar sobre a reformulação, contanto que o governo mostre todos os motivos para o rombo nas contas.
Causas
Criada em 1998 em substituição ao antigo Instituto de Previdência do Estado (IPE), a Paranaprevidência engloba o pagamento de funcionários públicos estaduais dos três poderes. A contribuição é feita apenas pelos servidores da ativa e o desconto varia entre 10% e 14% do salário. O governo deve contribuir com o mesmo valor pago pelo servidor. Entretanto, segundo o conselheiro da Paranaprevidência Heitor Raymundo, esse repasse não é feito na totalidade. “O governo cumpre com apenas 80% do que deveria”.
Essa é uma das causas para o déficit da Pa­­ra­­­naprevidência. Além disso, segundo o governo do estado e as entidades sindicais, a maior parte dos funcionários entrou na Justiça para conseguir a equiparação dos pagamentos na porcentagem mínima (10%), o que também prejudica o fundo previdenciário.

Enem recebe 1,15 milhão de inscrições em dois dias


As inscrições começaram na segunda e vão até o dia 15 de junho pelo site do Inep (órgão responsável pelo exame).

Em dois dias, mais de 1,15 milhão de estudantes se inscreveram na edição 2012 do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). As inscrições começaram na segunda e vão até o dia 15 de junho pelo site do Inep (órgão responsável pelo exame).
Ao divulgar o balanço nesta quarta-feira (30), o ministro Aloizio Mercadante (Educação) disse esperar um "crescimento bem importante no número de inscritos". No ano passado mais de 6 milhões de pessoas se inscreveram.
Mercadante também comentou a ampliação da logística para a aplicação do exame, em 3 e 4 novembro. "Triplicamos os itens que precisarão ser checados, ou seja, serão 3.349 pontos de monitoramento para a segurança do Enem, que é o segundo maior exame do mundo. Só perde para a China", disse.
Prova
Desde 2009, o Enem ganhou mais importância porque passou a ser usado por instituições públicas de ensino superior como critério de seleção em substituição aos vestibulares tradicionais.
A prova também é pré-requisito para quem quer participar de programas de acesso ao ensino superior, como o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), o ProUni (Programa Universidade para Todos) e o Ciência sem Fronteiras.
A taxa de inscrição permanece em R$ 35. Alunos que estejam cursando o 3º ano do ensino médio em escola pública estão isentos do pagamento. Os que não estão isentos devem efetuar o pagamento até 20 de junho por meio do boleto que será gerado durante a inscrição.
No primeiro dia do exame, os participantes terão quatro horas e meia para responder às questões de ciências humanas e da natureza.
No segundo, será a vez das provas de matemática e linguagens, além da redação, com um total de cinco horas e meia de duração.
A divulgação do gabarito está prevista para o dia 7 de novembro, e o resultado final deve sair em 28 de dezembro.
A redação do Enem deste ano será submetida a um novo sistema de correção. A intenção é aumentar o rigor na avaliação dos textos e, assim, evitar pedidos de revisão da nota.
Outra mudança refere-se à nota mínima para certificação de conclusão de ensino médio, que passa de 400 para 450 pontos em cada área do conhecimento. Na redação está mantido o mínimo de 500 pontos. 

Colégio Estadual Ambrósio Bini


O Colégio Estadual Ambrósio Bini teve sua fundação no ano de 1950 sob a denominação de GRUPO ESCOLAR ALMIRANTE TAMANDARÉ e localizava-se na rua Emílio Johnson nº47. Na época era Prefeito da cidade de Almirante Tamandaré o Sr. Ambrósio Bini e Governador do Estado do Paraná o Sr.Moisés Lupion.

Em 1960 passou a funcionar nas mesmas instalações a ESCOLA NORMAL REGIONAL ALVARENGA PEIXOTO.

Em 1967, a Escola Normal Alvarenga Peixoto passou a ser GINÁSIO ESTADUAL ALVARENGA PEIXOTO. O COLÉGIO ESTADUAL AMBRÓSIO BINI foi criado e autorizado a funcionar através do Decreto nº 4562/78 de 11/01/1978. Seu reconhecimento é regulamentado pela resolução 239/82 de 28/01/1982 e é mantido pela SEED-PR.

Em 1980 foi implantado o curso de 2º Grau Básico em Comércio, o qual foi substituído pelo Curso de Educação Geral já em 1991.
Em 1997 o C E Ambrósio Bini E F M mudou-se para o prédio situado a Rua Bertolina Kendrik de Oliveira nº893, em terreno adquirido pela Prefeitura Municipal de Almirante Tamandaré e construído em parceria com o Governo do Estado, sendo nesta época Governador o Sr. Jaime Lerner e Prefeito Municipal o Sr. Cezar Manfron.

A partir do ano de 2003 o prédio foi considerado inadequado para uso devido a comprometimento estrutural, evidenciado por meio de rachaduras. Desde então, até os dias de hoje, o Colégio Ambrósio Bini funcionaPROVISÓRIAMENTE em dois prédios distintos e distantes um do outro, um numa área cedida pelo Estado situado à Rua São Lucas, s/nº – Jardim Monte Santo e um segundo prédio, um galpão adaptado, locado pela Secretaria de Estado da Educação, também de caráter provisório situado à Rua Bertolina Kendrik de Oliveira, 861, conhecido como “Campus II”. Hoje, são representantes do Estado o Sr. Governador Roberto Requião de Mello e Silva e o Prefeito Municipal Sr. Vilson Goinski.
Vivemos, em nosso Colégio, um momento de grande preocupação e mobilização para podermos alterar nossa realidade. O Colégio está construído provisoriamente em áreas cedida e alugada, falta-nos espaço físico, nossa estrutura é precária, não possuímos quadras adequadas para aulas de Educação Física, reuniões, alimentação, etc.

É realmente um pensamento utópico o COLÉGIO IDEAL, no entanto idealizamos a construção de uma nova área, com estrutura física adequada, recursos didáticos e possibilidades de utilização das tecnologias de comunicação e informação.

Já existe um processo em andamento, mas dificuldades alheias às necessidades de nossa comunidade, emperram o andamento do processo e a realização de nosso ideal. Esperamos ansiosos que mentes iluminadas venham em nosso auxílio e proporcionem a regularização de nossa situação, para continuarmos oferecendo uma educação digna e de qualidade.

No Dia Mundial sem Tabaco, Brasil aborda danos à saúde e ao meio ambiente


Marcello Casal Jr/ABr / O Dia Mundial sem Tabaco é comemorado em Brasília com caminhada, palestras e exames médicosO Dia Mundial sem Tabaco é comemorado em Brasília com caminhada, palestras e exames médicos
SAÚDE

No Dia Mundial sem Tabaco, Brasil aborda danos à saúde e ao meio ambiente

Dados do Ministério da Saúde indicam que o percentual de fumantes no país passou de 16,2% em 2006 para 14,8% no ano passado. É a primeira vez que o índice fica abaixo dos 15%.
O tema definido pelo governo brasileiro para o Dia Mundial sem Tabaco, lembrado hoje (31), é"Fumar: Faz Mal pra Você, Faz Mal para o Planeta". Dados do Ministério da Saúde indicam que o percentual de fumantes no país passou de 16,2% em 2006 para 14,8% no ano passado. É a primeira vez que o índice fica abaixo dos 15%.
A pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), divulgada em abril, indica ainda que a frequência de fumantes continua maior entre os homens: 18,1% contra 12% entre as mulheres. Mesmo assim, a população masculina lidera os números sobre a redução do tabagismo no país, já que 25% deles declararam ter deixado de fumar, contra 19% entre pessoas do sexo feminino.

Marcello Casal Jr/ABr
Marcello Casal Jr/ABr / O Dia Mundial sem Tabaco é comemorado em Brasília com caminhada, palestras e exames médicosAmpliar imagem
O Dia Mundial sem Tabaco é comemorado em Brasília com caminhada, palestras e exames médicos
Humberto Fernandes dos Santos, 44 anos, é um dos brasileiros que conseguiram largar o vício. O aposentado começou a fumar aos 16 anos, por curiosidade. Depois disso, tentou parar por três vezes, mas só conseguiu abandonar o cigarro em 2008, aos 41 anos. “Apresentei alguns problemas de saúde, inclusive arritmia cardíaca. De lá para cá, não fumei mais”, contou.
As primeiras semanas na tentativa de cortar o vício, segundo ele, são as mais difíceis. “Você sempre se lembra do cigarro. Para me controlar, parei de beber café, comecei a fazer exercícios e passei a estudar regularmente para ocupar a mente. É uma luta diária, mas desde que parei de fumar, percebi que estou mais tranquilo e respirando melhor”.
As secretarias de Saúde em todo o país têm atividades agendadas para esta quinta-feira, com o objetivo de reforçar o combate ao tabaco. No Distrito Federal, representantes da Coordenação do Programa de Controle do Tabagismo e Outros Fatores de Risco de Câncer participam de ações na Ala Mário Covas da Câmara Federal. Servidores e visitantes poderão fazer exames, como o que mede a capacidade respiratória, o teste de dependência química, a aferição de pressão arterial e ocular e a avaliação odontológica para câncer de boca.
Na capital paulista, das 10h às 15h, profissionais do Centro de Referência em Álcool, Tabaco e outras Drogas estarão no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp) distribuindo folhetos informativos sobre o uso do tabaco, do álcool e de outras drogas. Serão realizados também testes de dependência, avaliação odontológica e testes para avaliar o índice de monóxido de carbono no pulmão de fumantes. As pessoas que apresentarem alto risco de dependência serão encaminhadas a serviços especializados para tratamento gratuito.
No Ceará, o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes promoverá exposição das substâncias prejudiciais à saúde contidas no cigarro, das 11h às 14h. De acordo com a Secretaria de Saúde local, a fumaça do cigarro contém mais de 4.700 substâncias tóxicas, incluindo arsênico, amônia, monóxido de carbono (o mesmo que sai do escapamento dos veículos), além de substâncias cancerígenas, corantes e agrotóxicos em altas concentrações.

Cápsula Dragon é liberada ao espaço pela ISS


REUTERS/NASA/Handout / Braço robótico do SpaceX se afasta de estação espacial Braço robótico do SpaceX se afasta de estação espacial
ESPAÇO

Cápsula Dragon é liberada ao espaço pela ISS

A nave de carga acionou os motores para o retorno à atmosfera da Terra. A amerissagem está prevista para o Oceano Pacífico, a 907 km da costa da Califórnia, às 12h44 de Brasília.
A cápsula não tripulada Dragon da empresa SpaceX foi liberada na madrugada desta quinta-feira pelo braço robotizado da Estação Espacial Internacional (ISS) para iniciar o retorno à Terra, informou a Nasa.
"A Dragon foi liberada da Estação Espacial Internacional", afirmou um porta-voz da Nasa, antes de informar que a cápsula se separou da ISS às 8H07 GMT (5H07 de Brasília) e foi liberada às 9H49 GMT (6H49 de Brasília).
A nave de carga acionou os motores para o retorno à atmosfera da Terra. A amerissagem está prevista para o Oceano Pacífico, a 907 km da costa da Califórnia, às 15h44 GMT. (12h44 de Brasília)
A nave espacial será transportada para o porto de Los Angeles e depois será enviada para a fábrica de desenvolvimento de foguetes espaciais da SpaceX.
A cápsula Dragon ficou acoplada à ISS por cinco dias, 16 horas e cinco minutos. A nave espacial de seis toneladas, dotada de duas antenas solares, havia sido conectada à ISS na sexta-feira.
A Nasa confia no êxito da SpaceX e espera que o setor privado assuma o transporte para a ISS após a aposentadoria dos ônibus espaciais no ano passado, para abastecer a estação orbital a um custo menor, antes do transporte de astronautas em 2015.
Atualmente, os Estados Unidos dependem da nave espacial russa Soyuz para enviar seus astronautas à ISS ao custo de 63 milhões de dólares por passagem.

No Dia Mundial sem Tabaco, órgãos públicos promovem atividades



Publicação: 31/05/2012 06:00 Atualização: 24/05/2012 17:20
No Dia Mundial sem Tabaco, celebrado em 31 de maio, representantes da Coordenação do Programa de Controle do Tabagismo e Outros Fatores de Risco de Câncer no DF vão oferecer atividades na Câmara dos Deputados para alertar sobre os efeitos para a saúde e para o meio ambiente. 

Servidores e visitantes vão poder fazer exames de espirometria, medida de peakflow (capacidade respiratória), teste de Fargeström (teste de dependência química), aferição de pressão arterial e ocular, além de avaliação odontológica para câncer de boca. 

No mesmo dia, órgãos públicos devem fazer palestras, teatros, distribuição de folhetos informativos e uma caminhada no Parque da Cidade, incentivando os servidores a ficarem 24 horas sem fumar.


Curiosidades sobre o tabaco:

1- Para cada 300 cigarros fabricados, uma árvore é queimada;

2- O cigarro, levado pela chuva para rios, lagos e oceanos, prejudica peixes e aves marinhas;

3- As pontas de cigarros lideram os itens mais coletados nas praias e correspondem a até 50% de todo lixo coletado em ruas e rodovias;

4- Um maço de cigarros por dia sacrifica uma árvore a cada 15 dias;

5- Guimbas de cigarro quando descartadas acesas provocam 25% de todos os incêndios no planeta;

6- Filtros de cigarro demoram cerca de 25 anos para se decompor;

7- Agricultores são vítimas de doenças causadas pelos pesticidas e pelo manuseio da folha do tabaco;

8- Crianças fumantes passivos (filhos de pais fumantes) apresentam maior possibilidade de contrair pneumonia, bronquite, otite e asma;

9- Mesmo quem não fuma, mas respira a fumaça de produtos de tabaco,corre risco de ter câncer de pulmão, infarto e muitas outras doenças graves;

10- A respiração, fôlego e batimentos cardíacos começam avoltar ao normal no primeiro dia sem 
fumar.

Quando o diretor da escola é líder


Fernanda Amaral / Divulgação Itaú Social / Irma Zardoya, presidente da Academia de Lideranças de Nova York, explica como funciona o treinamento de diretores de escolas públicas na cidade americanaIrma Zardoya, presidente da Academia de Lideranças de Nova York, explica como funciona o treinamento de diretores de escolas públicas na cidade americana
CICLO DE DEBATES

Quando o diretor da escola é líder

Academia de Nova York consegue reverter péssimo desempenho de alunos de periferia com a gestão profissional das escolas. Modelo serviu de base para uma discussão sobre a gestão do ensino nas escolas brasileiras.
Profissionalidade na gestão. Essa foi a causa da melhoria do desempenho de alunos de escolas públicas problemáticas na periferia de Nova York. Graças à implantação de uma academia para os novos diretores de escolas em 2003, os índices de rendimento em Inglês e Matemática dessas instituições, que estavam muito abaixo da média, melhoraram e nivelaram-se com os de outras boas escolas da cidade. A iniciativa foi apresentada nesta segunda-feira (28), em São Paulo, por Irma Zardoya, presidente da Academia de Lideranças de Nova York, durante o Ciclo de Debates Gestão Educacional promovido pela Fundação Itaú Social. O evento contou ainda com um debate com outros educadores brasileiros sobre as possibilidades de adoção de sistemas similares do modelo americano no Brasil.
Seguindo os meios de seleção empresariais, a academia novaiorquina implantou um recrutamento rigoroso para a atração e capacitação de diretores que fossem líderes, explicou Irma. O programa é comparável ao de um trainee de uma grande multinacional: os novos diretores só assumem a posição após 14 meses de treinamento, com simulações de situações reais do cargo. Durante esse processo, aqueles que não forem considerados aptos podem ser dispensados a qualquer momento. Depois de formados, os novos diretores contam ainda com um “coach”, ou seja, um diretor experiente que os acompanha por um ano, que dá dicas de como melhorar o trabalho ou resolver desafios do cotidiano.
“Pesquisas apontam que o segundo elemento mais importante em uma escola, depois do professor, é o diretor”, afirmou Irma. “Com essa visão clara e o apoio político, decidimos contratar diretores capazes de exercer uma liderança plena nas escolas e, com isso, conseguimos melhorar os resultados acadêmicos das escolas mais vulneráveis”, relatou. No último ano, a Academia formou 423 profissionais. Em 2010-2011, 89% de ex-alunos ocupavam cargos de liderança no departamento de educação da cidade de Nova York, órgão similar às secretarias de educação no Brasil, e 65% deles eram diretores de escolas públicas.
Brasil
As dificuldades de implantação de um sistema similar no Brasil são enormes, analisou Maria Helena Guimarães de Castro, especialista em Educação e coordenadora do núcleo de Educação do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), durante o debate realizado no evento. Em primeiro lugar, pontuou, é difícil fechar parcerias para tal fim com as universidades brasileiras, que são resistentes a modelos de mercado e “bastante politizadas”. Em segundo lugar, o investimento necessário para manter uma academia desse porte é alto para os padrões nacionais. De acordo com os dados apresentados, a iniciativa americana contou com a vontade política do prefeito Michael Bloomberg e o investimento inicial de US$ 86 milhões de 2003 a 2007, sem contar com fortes repasses anuais feitos pela prefeitura desde então.
A solução apontada por Teca Pontual, gerente de projetos da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, seria encontrar sistemas parecidos, menos caros. “No Rio de Janeiro, como em todo o país, não temos nada parecido com a academia, com treinamento de profissionais antes do início das atividades na escola. Por outro lado, tentamos sanar essa lacuna oferecendo treinamentos a distância, por meio de cursos on-line, que têm ajudado a melhorar a qualidade de gestão nas nossas escolas”, simplificou.
Sobre a procura de alternativas mais baratas à academia, que pudessem ser adotadas no Brasil, Irma lembrou que em outras regiões dos Estados Unidos, em que o modelo da academia de Nova York também é considerado caro, o programa do instituto é adaptado às circunstâncias locais. “O modelo de Nova York é mais caro, sem dúvida, mas outras cidades dos Estados Unidos, com aparentemente menos recursos, conseguem adaptá-lo com o financiamento que têm disponível.”
Para mais informações, acesse o site da academia de Nova York.

Copom aperta o gatilho da poupança


 Elza Fiúza/ABr / Alexandre Tombini (segundo à esquerda) e membros do comitê: decisão unânimeAlexandre Tombini (segundo à esquerda) e membros do comitê: decisão unânime
JUROS

Copom aperta o gatilho da poupança

Comitê do Banco Central reduz a Selic ao menor nível da série histórica. Corte muda rendimento dos depósitos novos da caderneta.
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central reduziu ontem em 0,5 ponto porcentual a taxa básica de juros da economia (Selic), para 8,5% ao ano, o mais baixo patamar da história. A redução, que já era esperada pelo mercado, dispara o novo gatilho da poupança, que passa a ter novas regras e vai render menos para os novos depósitos.
Pelo novo modelo, que passa a valer para os depósitos a partir de 4 de maio, a aplicação financeira mais popular do país passa a remunerar 70% da taxa Selic mais a Taxa Referencial (TR).
BC foi mais comedido desta vez
A nova taxa Selic, além de mudar a forma de rendimento da poupança, vai baratear empréstimos e financiamentos nos próximos meses. O objetivo é evitar uma desaceleração maior da economia. A decisão foi unânime.
No comunicado distribuído após o anúncio, os diretores do BC afirmam que “neste momento, permanecem limitados os riscos para a trajetória da inflação”, e que, “dada a fragilidade da economia global, a contribuição do setor externo tem sido desinflacionária”.
O fraco desempenho da economia brasileira e a preocupação com o nebuloso cenário externo influenciaram a decisão, mas os diretores do BC optaram pela pacirmômia no corte dessa vez. Em abril, a queda havia sido de 0,75 ponto porcentual.
Comedimento
Como o juro passa a orbitar em um patamar inédito, o entendimento é de que é preciso ter uma dose extra de atenção com as consequências que a medida pode ter na economia. “O acúmulo das medidas monetárias e fiscais gera efeito na economia e é preciso avaliar o impacto disso. Por isso, o BC decidiu ser mais comedido”, diz o economista-chefe do Banco Fator, José Francisco de Lima Gonçalves. Antes, o menor juro da história havia sido de 8,75% entre julho de 2009 e abril de 2010.
Também pela primeira vez o BC explicitou os votos de todos os seis diretores, além do presidente Alexandre Tombini, que fazem parte do Copom. Essa nova regra de transparência que passa a valer a partir de agora. Além de Tombini, votaram pela redução Aldo Luiz Mendes, Altamir Lopes, Anthero de Moraes Meirelles, Carlos Hamilton Vasconcelos Araújo, Luiz Awazu Pereira da Silva e Sidnei Corrêa Marques.
PIB
A queda na taxa Selic reflete a piora dos indicadores da economia brasileira, como estoques elevados, lenta reação da indústria e início de demissões em algumas empresas. Nesta semana, inclusive, o mercado passou a apostar pela primeira vez que o país deve crescer menos de 3% neste ano.
Enquanto isso, as previsões para a inflação não sinalizam preocupação. Com o agravamento da crise na Europa, há chance crescente de que a Grécia pode deixar a zona do euro. Além disso, existem sinais de que a China deve crescer menos, o que tem ajudado na queda dos preços das commodities, segmento em que o Brasil é grande exportador. (CR, com Agência Estado)
Com a Selic a 8,5% ao ano, a poupança renderá 6,17% ao ano (já considerando a variação da TR) segundo cálculos do governo. Para os depósitos realizados antes de 4 de maio, a remuneração anterior permance de 0,50% mais TR, cerca de 7,3% ao ano.
A partir de agora, um depósito de R$ 10 mil, por exemplo, renderá R$ 617 em um ano. Se já estava aplicado antes de 4 de maio, ele garantirá um rendimento de aproximadamente R$ 730 – uma diferença de R$ 113. “Trata-se de uma diferença de cerca de 1%”, lembra Pedro Guilherme Ribeiro Piccoli, professor de finanças da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
A queda pode se acentuar nos próximos meses, porque a expectativa de mercado é que o Banco Central faça novas reduções nos próximos meses em função da rápida deterioração do quadro econômico internacional e da perda de fôlego da atividade no Brasil. “Havia a expectativa de que o primeiro semestre seria ruim, mas esperava-se uma recuperação no segundo semestre. Agora já se prevê que a segunda metade do ano também será ruim”, diz Lucas Dezordi, economista chefe da Inva Capital. Ele aposta que, se não houver uma recuperação mais consistente, a Selic possa fechar o ano cotada a 7,5%.
O próprio governo trabalha com a possibilidade de novas quedas na Selic, desde que não haja pressões inflacionárias expressivas, garantindo uma inflação de cerca de 5% no fim do ano.
Para Piccoli, o Brasil passa a trilhar um caminho de juros “civilizados”, embora ainda esteja longe das condições de países desenvolvidos, onde o juro real é negativo. Com o corte de hoje, o Brasil caiu da segunda para terceira colocação entre os países com os maiores juros reais. Com 2,8%, fica atrás da China, com 3,1% e da Russia (4,3%).
Menos depósitos
A queda no rendimento da poupança, porém, deve desestimular o crescimento de novos depósitos, segundo Piccoli. Ele considera que títulos do tesouro direto e os fundos atrelados à inflação passam a ser atrativos para o investidor.
Com uma projeção de queda na taxa de juros nos próximos meses, o governo resolveu atrelar o rendimento da poupança para a Selic justamente para evitar que grandes investidores migrassem das modalidades de renda fixa para a caderneta de poupança.
Dentre os investimentos de renda fixa, estão principalmente os títulos públicos, usados pelo governo para financiar suas contas e que rendem de acordo com a Selic. Assim, com a queda na taxa de juros, os títulos do governo ficariam menos atrativos para os investidores em comparação com a poupança – e o governo perderia uma importante fonte de financiamento.
De agosto do ano passado até agora, a taxa básica de juros já caiu 4 pontos porcentuais. Os fundos perderam rentabilidade frente à poupança porque pagam imposto de renda e têm taxa de administração e custódia. Com a Selic, a 8,5%, os investidores migraram dos fundos para a poupança, em busca de taxas mais atrativas.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Notícias De Shaolin – Esposa Afirma Que Humorista Está Vivo



Alagoinhas Notícias – A mulher do humorista Shaolin, Laudiceia Veloso, desmentiu neste domingo (27) boatos de que ele teria morrido. Ela disse que a informação falsa se espalhou nas redes sociais e amigos e fãs passaram a procurá-la para confirmar.
Shaolin se recupera em casa de um acidente que sofreu em janeiro de 2011, em Campina Grande, na Paraíba. Laudiceia disse que o humorista segue com o tratamento em casa e que ele está bem.
Francisco Jozenilton Veloso, o Shaolin, ficou gravemente ferido no acidente na BR-230, na região de Mutirão, em Campina Grande (PB). Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o comediante dirigia no sentido São José da Mata da rodovia quando um caminhão, que vinha na faixa oposta, invadiu a contramão e bateu contra o veículo do artista.
Desde o acidente, já foram ouvidos policiais rodoviários federais; médicos do Samu, que prestaram os primeiros atendimentos ao humorista e pessoas da comunidade local, que presenciaram o ocorrido. O motorista envolvido no acidente, Jobson Clemente Benício, de 23 anos, responde processo por lesão corporal e omissão de socorro, por ter fugido do local do acidente.

Esposa de Shaolin lamenta boatos sobre morte

Esposa de Shaolin lamenta boatos sobre morte
Nos últimos dias, boatos divulgados nas Redes Sociais afirmavam que Shaolin teria morrido, não resistido as sequelas deixadas pelo acidente que sofreu há mais de um ano. Neste domingo, a esposa do humorista paraibano negou tudo através doseu perfil no Facebook.

“Em resposta aos boatos maldosos que circulam novamente na internet sobre a saúde do nosso guerreiro Shaolin, gostaria de deixar bem claro que SHAOLIN está VIVO, graças à Deus”, afirmou Laudiceia Veloso.

Ela destacou ainda que Shaolin continua lutando pela sua recuperação com “a bravura de um guerreiro e a paciência de um monge”.

Para quem espalhou o boato, a esposa do humorista deixou o seguinte recado: “Só tenho a lamentar pela forma sádica e desrespeitosa na qual essa pessoa se refere a Shaolin e à todos nós da família LIN”.

No final do texto, Laudiceia agradece aos amigos, conhecidos, fãs, familiares e colegas de trabalho pelo imenso apoio, pela preocupação, pela paciência, pelo respeito e pelas orações. “Na hora certa, preparada pelo SENHOR da vida, o nosso guerreiro Shaolin voltará a nos alegrar com seu sorriso contagiante! Por enquanto, continuemos pacientes e perseverantes na fé!Deus os abençoe ricamente!”, finalizou.

Empreendedorismo em sala de aula


Aniele Nascimento / Gazeta do Povo / No ensino médio dos colégios Sesi, 60% das atividades são desenvolvidas em grupos formados por alunos de séries diferentesNo ensino médio dos colégios Sesi, 60% das atividades são desenvolvidas em grupos formados por alunos de séries diferentes
METODOLOGIA

Empreendedorismo em sala de aula

Valores essenciais a alunos empreendedores são desenvolvidos de forma mais efetiva a partir de uma educação participativa e ética.
O empreendedorismo não é uma competência que “surge” em jovens apenas no ensino superior. Essa característica tem grandes chances de ser despertada em crianças e adolescentes ainda na escola, a partir de dinâmicas e metodologias que estimulem os alunos a desenvolver outras aptidões. Nesse processo, o trabalho em equipe mostra-se um aliado importante.
Com foco no desenvolvimento conjunto e no compartilhamento de conhecimentos, a sala de aula convencional – com carteiras enfileiradas e alunos focados no professor – foi substituída por mesas redondas ocupadas por estudantes de séries diferentes que trabalham em grupo. Essa é a realidade da maioria das aulas do ensino médio na rede de colégios Sesi, formada por 45 unidades e cerca de 13 mil alunos no Paraná. Uma metodologia diferenciada que serve de exemplo a outros modelos de ensino e já foi premiada em âmbito nacional e internacional.
Nas mãos do educador
Saiba que posturas podem ser adotadas por professores para estimular valores empreendedores nos alunos:
- Treinar o aluno a esperar a vez de falar, sem interromper o colega.
- Exigir que os alunos arquem com suas responsabilidades.
- Dar palavras de incentivo, mostrando as qualidades do aluno.
- Mostrar realidades diferentes, que nem todos são iguais.
- Não permitir que se faça fofoca ou cometam injúrias dentro de sala de aula.
- Criar um clima de diálogo.
- Escutar o que os alunos têm a dizer e valorizar as suas opiniões.
- Estar aberto a pedir e aceitar desculpas sinceras.
- Escutar as dificuldades dos alunos sem se obrigar a sempre lhes dar respostas ou aliviar seu sofrimento.
- Não aceitar impunemente a destruição de um patrimônio.
- Compreender que o aluno tem de ser livre para fazer escolhas.
- Decidir claramente as regras da classe e mantê-las.
Fonte: Leo Fraiman.
Primeiro passo
A atitude inicial para transformar uma escola convencional em empreendedora é capacitar e sensibilizar os professores. A opinião é do psicólogo Leo Fraiman, que, em seu livro O Jovem: como orientá-lo para construir seu projeto de vida, elenca quais devem ser as atitudes do professor empreendedor em sala de aula. Para ele, o professor que trabalha essa competência em seus alunos percebe o quanto o seu papel como educador é transformador. “Ele passa a ver mais soluções que problemas e, com o aluno, que ele está formando, acaba ocorrendo o mesmo processo.”
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O método busca estimular a autonomia, o trabalho em equipe, o respeito mútuo, o ensino através da pesquisa, a aprendizagem pelo desafio, a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade. A cada trimestre, os estudantes são desafiados para, unidos, solucionarem um problema. Assim, o empreendedorismo ganha um papel importante como um dos eixos norteadores do método.
No ensino médio dos colégios Sesi, todas as turmas são interseriadas e 60% das atividades são feitas em grupos. As tarefas são fundamentadas em um conceito de educação participativa que busca desenvolver as competências relacionais dos jovens. “Mais do que ensinar, é preciso desenvolver o aluno integralmente, ajudá-lo a construir o seu próprio conhecimento e prepará-lo para as diversas situações que ele enfrentará na vida”, acredita Lilian Correia Luitz, gerente de Operações Inovadoras dos colégios Sesi.
O método participativo adotado pela rede Sesi foi exposto como um caso de sucesso na edição 2012 da Educar Educador, uma das maiores feiras de educação, ocorrida neste mês em São Paulo. “Cada um [aluno] tem que dar o seu melhor, com base em atitudes éticas e de valorização com o outro. A sociedade de hoje carece de seres aptos para atuar de modo inovador, ético, com respeito e comprometimento”, defende Lilian.
Coletividade
Na unidade CIC do Co­légio Sesi, em Curitiba, a coordenadora Marcia Ro­drigues Gonçalves diz que os alunos são sempre voltados a pensar no coletivo e a respeitar a opinião do outro. Aluna do 1.º ano do ensino médio, Juliana Chadai, 14 anos, destaca que o autoconhecimento é mais do que necessário nesta etapa da vida. “Estou aprendendo a lidar com pessoas de diferentes personalidades. A cada oficina que participo, passo a me conhecer melhor. Tenho certeza de que, quando eu terminar o ensino médio, saberei exatamente que profissão seguir.”
Com a aspiração de se tornar um líder, Nathan Polidoro, 16 anos, aluno do 2.º ano, reforça a importância de respeitar a opinião dos outros. “Para ser um líder, primeiro temos que respeitar o outro. É tudo uma questão de ética. Se faltar o respeito entre o grupo, comprometerá a aprendizagem e o crescimento de todos”, acredita.
Jovens devem ter um projeto de vida
Dúvidas existenciais que norteiam a vida de jovens e adultos – como as clássicas “Quem sou eu?” e “Como posso lidar com minhas emoções e fazer escolhas mais coerentes?” – costumam ser respondidas com mais segurança por pessoas que, ao longo da sua vida escolar, participaram de atividades com foco no desenvolvimento de capacidades para lidar com frustrações, autocontrole, empatia, flexibilidade, autoconhecimento e autoestima.
O psicólogo Leo Fraiman, especia­lista em Psicologia da Educação e criador da metodologia Opee (Orien­­tação Profissional, Em­­pregabilidade e Em­­preen­dedorismo) defende que a escola pode ajudar a criança a entender que ela precisa sonhar e ter um projeto de vida. E isso, alerta ele, não é focar apenas no preparo do aluno para o mercado de trabalho. “Empreendedorismo na educação é também desenvolver no aluno atitudes empreendedoras que ele adotará ao longo de sua vida, priorizando a criação de laços sociais, capacidade de se comunicar e negociar”, acredita. Para Fraiman, a escola até “ontem” estava muito focada no currículo. “O aluno não vê sentido nisso”, destaca.
Para o psicólogo, um indivíduo empreendedor em tudo o que faz é mais feliz, tem mais saúde, dorme em paz, tem mais amigos e tem um profundo respeito pela vida. “Ele leva consigo uma espiritualidade ao tomar consciência que o lugar dele no mundo faz a diferença.”
Quando começar
O desenvolvimento de habilidades e competências deve ser inserido em atividades escolares desde o primeiro ano escolar, segundo a educadora Regina Shudo. “Não há um momento específico e sim uma oferta sistemática de atividades, dinâmicas de grupos, jogos cooperativos, leituras e outras atividades que vão construindo conexões sobre as quais se formarão as competências empreendedoras.”
Para a secretária de Edu­­cação de Campo Largo, Lu­­ciane Lunardon Quilló, não é necessário criar uma disciplina de empreendedorismo nas escolas. “Desde a educação infantil, a postura do professor com atitudes de respeito, ética e comprometimento com a aprendizagem despertará no aluno o gosto pelo conhecimento”, diz. Para ela, uma escola que desenvolve uma atitude empreendedora é percebida já na entrada da instituição, quando o aluno chega e recebe um “bom dia” carinhoso do porteiro.