Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Professor de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Ensino - Governo do Paraná

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

2ª Rodada Copa Folha de Tamandaré


Estrela ou Lacoste jogará duas vezes na rodada

O comando da Copa propôs, um aceitou, outro disse ser impossível jogar à noite. Um campo com correta cobrança de taxa, mas a coordenação a Copa FOLHA acertou, ambos no interior, com colaboração, sem taxa. Impossível, a única saída foi à marcação do jogo Estrela x Lacoste, valendo vaga, no sábado e o classificado volta a jogar domingo. O jogo Tabajara x Projeto CEIFAR, transferido da primeira rodada, deverá ser realizado na próxima semana, à noite.

A rodada de número dois, será neste final de semana e como principal novidade, a bola da Copa FOLHA vai acontecer no Estádio Pedro Arizona, teoricamente com mando do bicampeão Deportivo Bordignon, que com direito de tal na primeira rodada, pelo fato de solicitar alteração de sábado para domingo e restou daí jogar fora de seu reduto. Aliás, sempre será uma satisfação para o comando da Copa FOLHA, jogos do campo do sempre lembrado amigo também da FOLHA, senhor Pedro Arizona, de saudosa memória.

FIM DE SÁBADO OU DOMINGO
A decisão não é novidade, não pode escolher jogo no sábado ou domingo, mas a situação ainda perdura, apesar de uma hora de manifestação e orientação no arbitral. Clubes continuam apelando contra seus coirmãos e contra a Copa. Amigos, nada menos que seis pedidos de colocação de jogos no domingo, por um mesmo motivo. Alguns de seus jogadores estão em outras copas, sábado à tarde. E daí? Onde está o respeito à Copa FOLHA de Tamandaré que foi lançada lá atrás, quase seis meses? O respeito de tais pedidos quanto aos coirmãos.

Ainda na noite de quarta-feira, além das 23 horas, aconteciam alterações, prejudicais a Copa e aos clubes porque alguns atletas deveriam jogar, repete-se, em outra competição. Entre outros prejudicados, Palmeirinha e equipes vizinhas do Vila Hauer, onde teria rodada, também a rodada do Vila Torres foi prejudicada, afinal o interesse de cada, significa prejuízo para muitos. Fim de papo, sábado ou domingo, a escala sai e cumpra-se como outras competições corretamente, não alteram.

Preparem-se para sábado ou domingo, aliás, acontece com alguns, pedem jogos transferidos de sábado para domingo, que estão sendo escalados às 13h30, longe de suas áreas e cumprem a escala direitinho, ou não é verdade. Também escolha de campos, acabou essa que me convidaram para jogar no campo de fulano, também acabou, porque campos agora estão sobrando e a direção da Copa faz enorme esforço para atender quem disputa a Copa, ou que sempre colaborou.

A RODADA
Sábado – Dia 02
Estádio do Areias:
14h15 – Estrela x Lacoste (Decisão de vaga e o ganhador volta a jogar domingo)
16h – Dinamite x Vila Torres

Estádio do Santíssima Trindade:
14h15 – União Camargo x Tabajara
16h – Santíssima Trindade x Menino Deus

Domingo – Dia 03
Estádio Pedro Arizona (Pinhais):
14h – Fênix x Imperial
16h – Deportivo Bordignhon x Cruzeiro

Estádio Ricardo Halick (União Ahú):
14h – União 14 x Boca Juiors
16h – União Ahú x Projeto CEIFAR

Estádio Valentim Kokot (Tupã):
14h – Roma x Petrópolis / Coiado
16h – Tupã / Andaraki x Operário Pilarzinho

Estádio Padre Miguel (Bocaiúva do Sul):
14h – Quatro Barras x União Capinzal
16h – AE Bocaiuvense x Barro Branco

Estádio Leopoldina Dias de Farias (7 de Setembro):
16h – Areias x Palmeirinha

Estádio do Pinheirinho (Bairro Borda do Campo – Quatro Barras. Pedir informações no Centro da cidade – Próximo ao Paraná Clube):
14h15 – União Boni x Estrela ou Lacoste (O vencedor será conhecido na tarde de sábado):
16h – Pinheirinho x Pioneiro

Estádio Municipal de Almirante Tamandaré:
14h15 – Bad Boys x Manilia
16h – Barcelona x Anjo Dourado

OBS.:
Atenção para bolas, cartões e horários. O União Camargo, em função de não ser possível retirar cartões até o final da tarde de ontem, está liberado para jogar, cinco novos atletas, com documento de identidade.

As equipes que se deslocarem em maior distância neste final de semana, na seguinte, na medida do possível, jogarão mais próximas.

Cientista brasileiro conecta cérebros de ratos em continentes diferentes

Ao criar o que foi descrito como um "supercérebro" de mentes conectadas, o cientista paulista Miguel Nicolelis afirmou nesta quinta-feira que conseguiu fazer com que um rato ajudasse outro companheiro roedor, embora os animais estivessem em continentes diferentes, conectados através de eletrodos cerebrais.
Com eletrodos instalados em seu córtex, um rato em um instituto de pesquisa da cidade de Natal enviou sinais via internet para outro roedor de um laboratório de uma universidade em Durham, na Carolina do Norte, ajudando o segundo animal a obter uma recompensa.
A façanha abre a perspectiva de conectar os cérebros entre os animais para criar um "computador biológico", afirmou o neurobiólogo. Isso também é uma ferramenta na missão de capacitar pacientes que sofrem de paralisia ou de síndrome de encarceramento, explicou.
"Estabelecemos uma ligação funcional entre dois cérebros. Criamos um supercérebro que compreende dois cérebros", disse Nicolelis em entrevista por telefone à AFP.
Com sua pesquisa publicada na revista Scientific Reports, a equipe de Nicolelis forneceu um treinamento básico para ratos com sede, que precisaram reconhecer luzes e operar uma alavanca para receber uma recompensa de água.
Eles, então, implantaram eletrodos ultrafinos nos cérebros dos ratos, que estavam ligados por um cabo a um computador. Em um tanque de vidro em Natal, o primeiro rato foi o "codificador", e seu cérebro enviava um fluxo de impulsos elétricos conforme ele descobria os truques para obter a recompensa.
Os impulsos foram enviados em tempo real para o córtex do segundo rato, o "decodificador", que estava diante da mesma situação em um tanque na Carolina do Norte. Com estas sugestões de seu camarada, o rato decodificador descobriu rapidamente como obter a recompensa.
"Os dois animais colaboraram para resolver uma tarefa juntos", ressaltou o pesquisador. O que o segundo rato recebeu não foram pensamentos, nem mesmo imagens, disse Nicolelis. Quando o rato codificador conseguiu cumprir várias tarefas, os picos dos sinais em seu cérebro foram transcritos para um padrão intrigante de sinais eletrônicos, que foram recebidos pelo rato decodificador.
Depois que o rato descobriu a utilidade destes padrões, eles se incorporaram ao seu processamento visual e tátil. "O segundo rato aprende a reconhecer um padrão, um padrão estatístico, que descreve uma decisão tomada pelo primeiro rato. Ele está criando uma associação daquele padrão com uma decisão", explicou o pesquisador brasileiro.
"Ele pode estar sentindo um pequeno estímulo tátil, mas é algo que não sabemos como descrever porque não podemos questionar a cobaia". "A ligação sugere que poderíamos criar uma rede cerebral, formada de cérebros juntos, todos interagindo", afirmou o cientista, apressando-se em ressaltar que este será um experimento que será conduzido apenas em animais de laboratório, e não em seres humanos.
"Se você conectar cérebros de vários animais, cérebros de ratos ou cérebros de primatas, você provavelmente poderia criar um computador biológico que é uma máquina não Turing, uma máquina que não trabalhe de acordo com o projeto de Turing de todos os computadores digitais que conhecemos. Seria heurístico, não usaria um algoritmo e utilizaria um processo decisório probabilístico baseado em um hardware biológico".
Ainda não está claro como o animal decodificador incorpora os sinais do codificador em seu espaço mental, um fenômeno conhecido como plasticidade cortical. "Nós basicamente mostramos que o animal decodificador pode incorporar outro corpo como extensão do mapa que o animal tem em sua próprio cérebro", disse Nicolelis, acrescentando, no entanto: "Nós não sabemos como isso é feito".
Nicolelis desenvolve pesquisas na Universidade de Duke, em Durham, e no Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra, ou IINN-ELS. Uma década atrás, ele se destacou ao realizar um trabalho pioneiro ao fazer com que macacos de laboratório movimentassem um braço robótico através de impulsos cerebrais.
Sua mais recente pesquisa deve contribuir para isso, afirmou: "Estamos aprendendo maneiras de interagir e enviar mensagens para o cérebro dos mamíferos que serão fundamentais para os nossos objetivos de reabilitação médica".
Seu próximo objetivo é fazer com que um paciente paraplégico dê o pontapé inicial oficial da Copa do Mundo de futebol de 2014 no Brasil através de uma interface cérebro-máquina para ativar um membro artificial.

América Latina diz adeus a Bento XVI com badalar de sinos, orações e elogios


A América Latina se despediu nesta quinta-feira de Bento XVI em seu último dia como papa com o badalo de sinos, elogios às suas virtudes, cerimônias religiosas, cadeias de oração, e mensagens de governantes, como a presidente Dilma Rousseff, que demonstrou seu agradecimento e respeito ao papa emérito.
Também lhe enviaram mensagens a presidente da Costa Rica, Laura Chichilla, e o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, que se despediu do papa "com muita reverência e agradecimento".
Mas não só os governos e clérigos da Igreja Católica prestaram homenagem a Bento XVI. Muitos fiéis participaram de várias missas dedicadas a ele neste dia e, inclusive, 200 policiais panamenhos que realizaram uma cadeia de orações na rua.
Em muitos países da região os sinos das igrejas soaram antes e durante a mesma hora em que Bento XVI deixou de ser papa, após quase oito anos, devido a sua falta de forças para cumprir a missão de ser o chefe da Igreja Católica.
Na Guatemala, houve badalos de sinos e todas as missas desta quinta-feira foram dedicadas a orações pela saúde do papa emérito, segundo fontes da Conferência Episcopal.
Também no Paraguai as badaladas e as orações marcaram a despedida de Bento XVI.
"O Santo Padre, demonstrou com suas ações uma grande inteligência e uma entrega profunda a Deus por meio da oração. Como líder da Igreja Católica, deixou grandes doutrinas, por tudo isso, agradecemos", expressou em comunicado o Arcebispado de Assunção.
Nos mesmos termos se pronunciou o arcebispo de Quito, Fausto Trávez, que considera a renúncia papal um "grande ato de humildade", durante uma eucaristia de ação de graças.
No Panamá, além do som dos sinos e de uma missa comandada pelo arcebispo José Domingo Ulloa como uma "homenagem de gratidão", 195 agentes do Serviço Nacional Aeronaval (Senan) realizaram uma cadeia de orações na parte exterior da sede policial da capital para se despedirem do pontífice.
No México, outro país com um grande número de católicos, a despedida começou na quarta-feira com uma homenagem organizada por um grupo de jovens em frente à Nunciatura Apostólica, na qual mesclaram orações com a música dos mariachis.

Professores fazem protestos nos núcleos de educação no Paraná

Docentes ameaçam entrar em greve em 13 de março caso suas reivindicações não sejam atendidas pela Secretaria de Estado da Educação.
Um ato público levou professores da rede estadual de ensino a 29 Núcleos Regionais de Educação (NRE) do Paraná nesta quinta-feira (28). Na sede central, em Curitiba, na Rua Inácio Lustosa, a mobilização aconteceu a partir das 14h30 e, além de entregar ao chefe do núcleo uma carta com a pauta de reivindicações, os professores seguiram com panfletagem na região.
Entre as solicitações está o aumento salarial dos professores. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP Sindicato) quer que a Secretaria de Estado da Educação (Seed) faça um reajuste de 7,11% nos vencimentos. Segundo eles, essa alteração seria a mais adequada para seguir o aumento dado em janeiro pelo Ministério da Educação (MEC) ao piso nacional dos professores, 7,97%, referente a profissionais com ensino médio e com 40 horas semanais de trabalho. Como no Paraná todos os docentes já têm nível superior, o reajuste em cascata não está previsto na lei do piso, mas na visão da presidente do APP Sindicato, Marlei Fernandes de Carvalho, o aumento deve ser aplicado em todos os níveis.

Outras reivindicações
Marlei informou ainda que há reuniões marcadas com a Seed para discutir o assunto. Uma assembleia geral programada para o próximo dia 9, às 8h30, decidirá sobre os resultados das negociações. Se não houver avanço, a greve dos professores está marcada para 13 de março. “A paralisação só não ocorre se o governo apresentar uma proposta coerente em relação às reivindicações”, disse o diretor de imprensa do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato), Luiz Carlos Paixão da Rocha.
Os professores buscam ainda poder dedicar 33% do período de trabalho à chamada hora-atividade (destinada à preparação de aulas e de provas, correção de trabalhos e programação pedagógica) e a formulação de um novo modelo de assistência de saúde. Hoje, os professores são atendidos por meio do Sistema de Assistência à Saúde, classificado pelo sindicato como um modelo “precário e defasado”.
O sindicato também pede melhoria aos servidores das escolas. Na pauta, a APP pede que o governo reconheça a graduação e pós-graduações dos funcionários e incorpore benefícios aos salários de acordo com a titulação.
Retroatividade
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu na última quarta-feira (27) que a lei que criou o piso nacional dos professores passou a ter validade a partir de abril de 2011, quando o tribunal reconheceu sua constitucionalidade. Com essa decisão, os estados terão de ressarcir os professores que não recebem o piso desde essa data e não desde 2008, quando a lei foi aprovada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para a Seed, não há passivos a serem acertados, já que o governo do Paraná afirma estar dentro da lei no período descrito pelo STF. Por outro lado, como a App Sindicato acredita que os reajustes devem ser feitos em cascata, os professores devem cobrar considerados atrasados desde 2012. “A decisão do STF era esperada. A lei do piso é para o início da carreira e para professores com ensino médio, o que, para nós, tem efeito cascata nos salários. Do contrário, vai acontecendo um achatamento no salário do professor”, diz.
Negociação aberta
Por meio de sua assessoria de imprensa, a Seed informou que o diálogo com a categoria está aberto e o processo de negociação está ocorrendo de forma tranquila, com negociações periódicas, a cada duas semanas, em média. A pasta ressalta que todos os itens que constam da pauta de reivindicações dos professores estão sendo ponderados e analisados, inclusive, em conjunto com a categoria.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Teste da orelhinha amplia chance de tratar problema auditivo


Roberto Custódio/Jornal de Londrina / Se houver alteração, a criança deve ser levada a um otorrinoSe houver alteração, a criança deve ser levada a um otorrino
RECÉM-NASCIDOS

Teste da orelhinha amplia chance de tratar problema auditivo.

A cada mil crianças nascidas no Brasil, três a cinco nascem com deficiência auditiva, estima a Sociedade Brasileira de Otologia (SBO). Para detectar o problema nos recém-nascidos, os especialistas alertam para a importância do teste da orelhinha. Segundo a SBO, quando o exame é feito nos primeiros seis meses de vida, de 50% a 75% das deficiências auditivas são 

Nem tudo está perdido!!!


Laycer Tomaz / Câmara dos Deputados / Divulgação / Deputados comemoram a aprovação do decreto que acaba com o 14º e 15º salários para deputados e senadores, mas mantém benefício no início e no fim do mandatoDeputados comemoram a aprovação do decreto que acaba com o 14º e 15º salários para deputados e senadores, mas mantém benefício no início e no fim do mandato
BENEFÍCIO

Câmara aprova fim do 14º e 15º salários para parlamentares

Benefícios, no entanto, serão pagos no primeiro e no último mês dos mandatos de deputado (de quatro anos) e de senador (de oito anos).
Os deputados aprovaram nesta quarta-feira (27) projeto que acaba com a ajuda de custo para os parlamentares no início e no fim de cada ano. Essa ajuda é conhecida como 14º e 15º salários. De acordo com o projeto, o benefício será pago somente no primeiro e no último mês dos mandatos de deputado (de quatro anos) e de senador (oito anos). Atualmente, o pagamento, no valor R$ 26.723,13, é feito a título de ajuda de custo e recebido pelos parlamentares no começo e no final de cada ano.
O texto aprovado, de autoria da ex-senadora e hoje ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil), veda o pagamento dos 14º e 15º salários todos os anos aos parlamentares. Um dos argumentos para o pagamento desses benefícios são os gastos com a mudança e transporte dos congressistas no início de cada ano legislativo.

A proposta foi aprovada no Senado no início do ano passado e desde maio tramita na Câmara. Como não houve alteração no texto enviado pelos senadores, a proposta, por se tratar de um decreto legislativo, vai a promulgação."Hoje, os membros do Congresso Nacional têm a possibilidade de retornar à sua base eleitoral a cada semana, não se justificando, há muito, a manutenção do pagamento dessas parcelas", afirma Gleisi na proposta.
Durante a votação, o painel eletrônico registrou a presença de 476 deputados. A matéria vai a promulgação. O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, agradeceu o apoio dos deputados. “Parabéns a este Plenário, que resgata a altivez dessa Casa”, afirmou.
Origem do benefício
As ajudas de custo aos parlamentares foram criadas pela Constituição de 1946, quando a capital era ainda no Rio de Janeiro, com o objetivo de custear as viagens, que eram mais difíceis naquela época. A partir da Constituição de 1988, não constou mais no texto a referência à ajuda, que passou a ser disciplinada em legislação infraconstitucional.

Reuters/Stefano Rellandini / Bento XVI usou o papamóvel para passar no meio dos fiéisBento XVI usou o papamóvel para passar no meio dos fiéis
DESPEDIDA

Em última audiência, Bento XVI diz que seu papado teve "momentos difíceis"

O Vaticano ficou repleto de fiéis, assim como as ruas adjacentes à praça; segundo a prefeitura de Roma, público foi de cerca de 150 mil pessoas.
O papa Bento XVI realizou nesta quarta-feira (27) a última audiência pública de seu pontificado, que foi acompanhada por milhares de fiéis de todo o mundo.
Ele, que nesta quinta-feira (28) deixará de ser papa, disse que em seus quase oito anos de pontificado tiveram momentos de alegria e luzes, mas também "momentos difíceis", mas que sempre se sentiu guiado e protegido por Deus.
"Amar a Igreja significa tomar decisões difíceis"
Bento XVI afirmou que "amar a Igreja significa também ter coragem de tomar decisões difíceis, tendo sempre presente o bem da Igreja e não o de um".
Ele assegurou que renunciou ao pontificado "em plena liberdade", ao notar que suas forças diminuíram e não por seu bem particular, "mas pelo bem da Igreja".
"Dou este passo sabendo sua profunda gravidade, mas com um ânimo sereno", disse. Bento XVI afirmou ainda que sua renúncia ao Pontificado não significa voltar à vida privada, já que quando aceitou ser papa, "essa aceitação significa viver para sempre para o Senhor".
"Minha decisão de renunciar ao Ministério petrino não revoga a decisão que tomei em 19 de abril de 2005 (quando foi eleito papa). Não retorno à vida privada, a uma vida de viagens, encontros, conferências. Não abandono a cruz, sigo de uma nova maneira com o Senhor Crucificado. Sigo a seu serviço no recinto de São Pedro", afirmou.
"O Senhor nos deu muitos dias de sol e ligeira brisa, dias nos quais a pesca foi abundante, mas também momentos nos quais as águas estiveram muito agitadas e o vento contrário, como em toda a história da Igreja e o Senhor parecia dormir", afirmou o papa durante sua última audiência como pontífice.
Bento XVI disse que se sentiu como São Pedro com os apóstolos na barca no lago da Galiléia e que sempre soube que o Senhor estava na barca.
"E sempre soube que a barca da Igreja não é minha, não é nossa, mas sua e não a deixa se afundar. É Ele quem a conduz, certamente, através dos homens que elegeu. Esta é uma certeza que nada pode ofuscar e é por isso que meu coração está cheio de agradecimento a Deus, porque não me fez faltar a toda a Igreja e também seu consolo, sua luz e seu amor", acrescentou.
Bento XVI agradeceu a grande presença de fiéis na última audiência de seu pontificado e disse que estava "comovido".
"Estou comovido, vejo a Igreja que está viva", disse o papa no início da audiência, em meio aos aplausos de milhares de fiéis presentes no local.
Ele disse ainda que "jamais" se sentiu só para guiar a Igreja. "Um papa não está só na direção da barca de Pedro, embora seja o primeiro responsável eu não me senti só na hora de levar a alegria e o peso do Ministério petrino", disse o pontífice.
Bento XVI dirigiu palavras em português ao fiéis durante a cerimônia realizada nesta quarta-feira.
No final da audiência não houve o tradicional beija-mãos (o reduzido grupo de cardeais, bispos e personalidades que costumam saudar o papa todas as quarta-feiras), pois de acordo com o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, todo mundo gostaria de se despedir de Bento XVI e a intenção foi evitar preferências.
Diversas personalidades políticas assistiram a audiência, como o presidente da Eslováquia, Ivan Gasparovic.
Entrada na praça
Em meio a uma grande ovação, o papa Bento XVI entrou na Praça de São Pedro dentro do papamóvel.
Antes de chegar ao local de onde discursou, o papa percorreu a Praça de São Pedro no papamóvel para ficar mais próximo dos presentes, que o saudaram com canções e cartazes, enquanto tremulavam bandeiras de vários países e soavam as notas de um órgão.
O Vaticano ficou repleto de fiéis, assim como as ruas adjacentes à praça. Segundo a prefeitura de Roma, cerca de 150 mil pessoas estiveram no local.
Após o percurso entre os fiéis, o papa, que entrou na praça às 10h40 local (6h40 de Brasília), pronunciou a tradicional catequese das audiências públicas.
A cidade de Roma, da qual Bento XVI é bispo, foi em peso para o Vaticano e todas as paróquias da cidade estão presentes na praça do pequeno estado.
Vários cardeais que participarão do conclave para escolher o novo papa também assistirão a cerimônia, assim como bispos, arcebispos e sacerdotes de diversos movimentos católicos.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Raio X da Copa Folha de Tamandaré


Raio X e decisão de vaga Lacoste x Estrela

Dois classificados em jogos extras são conhecidos, resta uma vaga que será decidida entre as equipes do Lacoste e Estrela, este jogo poderá ser realizado à noite, meio de semana, ou sábado pela manhã, ou no horário das 13h30, com possibilidade de o classificado voltar a jogar no domingo, horário das 16 horas. Resposta urgente pelo fone 9114-4040, por parte das duas equipes.

PROJETO CEIFAR E BARCELONA – Garantiram classificação no último final de semana, em função de decisão extra, não jogaram na primeira rodada, o que deverá acontecer, seria mais coerente no meio de semana e as duas partes deverão se manifestar.

CASCÃOZINHO / BAD BOYS – Denúncia do clube, que verificou atitude incoerente fora de campo inicialmente, diante do que fez, não correspondeu em campo. O olheiro indicado por Leônidas Dias verificou e confirmou a denúncia. Posição do Bad Boys está na comissão, sem qualquer alteração ao resultado do jogo e o árbitro tem 24 horas, Cascãozinho, para se manifestar.

BOLAS – Assunto que durou mais de uma hora em discussão no arbitral, ao que parece ainda não foi suficiente para alguns dirigentes porque o problema continuou no último final de semana.

HORÁRIO – Também continua desobedecido por alguns. Cuidado, muito cuidado para não chorar com WO em favor do adversário.

GRUPOS E ITAPERUÇU – Leônidas, com agradecimento e respeito ao companheiro de comissão Jandaia, deixou para o mesmo a função de formar os grupos, mas uma observação: - “Não colocar clubes vizinhos, da mesma cidade, no gruo”. Mas, tal não foi cumprido e Itaperuçu ficou com dois na mesma chave, o que não é coerente, ainda mostrou um grupo sem nenhum clube itaperuçuse. O “pepino” sobrou para o Leônidas, que após a primeira rodada, nada pode fazer, nem pretendia alterar para prestigiar o amigo. Mas, os clubes estão insatisfeitos, até pela forte rivalidade. A relação dos grupos será divulgada amanhã, de acordo com a primeira rodada, sem alteração, apesar do erro citado.

CARTÕES – Continuam irregulares em algumas equipes e um clube nãoperdeu pontos na primeira graças ao adversário e porque Leônidas estava no local e contornou a situação. Jogue com cartão irregular ou com outro documento e perca os pontos, daí grite e diga que o dirigente faltoso está com razão!!!

ROMA PROTESTA – Através o dirigente Alexsandro, o Alex, ordeiro e atuante, o clube Roma entra com protesto, falta que o árbitro deixou os atletas do Pilarzinho usarem a violência e ainda erros na marcação de impedimentos. A coordenação tem sua observação, mas registra o documento, com respeito que tem com todo

O JOGO DOS ERROS DE PORTUGUÊS

Brinque neste jogo e evite 100 erros comuns da língua portuguesa


Caso não funcione acesse o link: 

http://educarparacrescer.abril.com.br/100-erros/

SAIBA MAIS


NA PONTA DA LÍNGUA - Aprenda o que muda com o acordo ortográfico e como aplicar as novas regras do português
VOCÊ SABIA? - Quando as mudanças começam a valer? Como ensinar as novas regras? Tire suas dúvidas sobre a reforma ortográfica
CULTURA - Entenda as forças que moldam o português do Brasil e saiba como a gente pode estar falando logo mais
REFORMA? - Diogo Mainardi polemiza sobre a necessidade da Reforma Ortográfica
QUIZ DA REFORMA ORTOGRÁFICA - Veja se você já se acostumou às novas regras da lingua portuguesa, em vigor desde janeiro

Henry Milléo/ Gazeta do Povo /
FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Faltam alunos para cursos técnicos

Com a previsão de abertura neste ano de quase 85 mil vagas pelo Pronatec, o Paraná está em busca de estudantes.
Uma equipe do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) do Paraná visitou escolas estaduais na última semana para convidar os estudantes a se inscreverem nas cerca de 5 mil vagas gratuitas em cursos técnicos ofertadas no estado pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Mesmo com a gratuidade de cursos que custam cerca de R$ 7,5 mil e a oferta de auxílio para alimentação, vale-transporte e material didático, o Senai e outras instituições que ofertam formação pelo Pronatec têm tido dificuldades em preencher as vagas oferecidas.
As inscrições no programa federal seguem até 1º de março. Ao todo, para 2013, o Senai deve abrir quase 50 mil vagas, entre cursos técnicos, com duração média de dois a três semestres, e de capacitação, também chamados de Formação Inicial e Continuada (FIC), com cerca de 160 a 200 horas-aula.
Aulas deram confiança para seguir carreira
Os estudantes Bruno Manoel Arcie, 17 anos, e Marília Zacarias de Chaves, 18, estão no segundo semestre do curso técnico em Logística do Senai e não pensam em abandonar os estudos. Pelo contrário, as aulas serviram para deixá-los mais confiantes para seguir carreira na área e buscar um curso superior assim que a formação técnica acabar. Antes do curso, nenhum dos dois conhecia bem as funções dentro de Logística. “Eu entrei no site do Senai por curiosidade e quando encontrei a vaga fiquei interessada. Me informei e achei que seria um bom curso por ser uma área em crescimento”, conta Marília. Já Bruno foi incentivado pela mãe a fazer a inscrição. “É cansativo estudar, trabalhar e ainda fazer o curso técnico, mas vale a pena. Estou gostando e já estou trabalhando na área”, diz.
Inscrições
O portal do Pronatec (pronatec.mec.gov.br) concentra parte das vagas disponíveis; basta indicar o município desejado e fazer uma pré-inscrição. Quando não há vagas para o curso pretendido, o candidato pode selecionar até três opções e será avisado pelo sistema caso haja abertura de vagas. Deve-se também procurar as instituições que ofertam os cursos ou a Secretaria de Estado da Educação para informações mais completas.
O Serviço Nacional do Comércio (Senac-PR), o Ins­tituto Fe­­deral do Paraná (IFPR) e alguns colégios da rede estadual de ensino também ofertam vagas e em número maior que em 2012, mesmo com a dificuldade em preencher todas as turmas. No IFPR, a oferta de vagas no ano passado estava tão acima da procura que, depois de um planejamento estratégico, a instituição resolveu frear a expansão no número de oportunidades neste ano, de acordo com Marcos José Barros, coordenador do programa no IFPR.
“Batalha”
Segundo o Ministério da Educação, estão previstas para o Paraná quase 85 mil vagas neste ano. O investimento em ações de incentivo, como a que está sendo feita em turmas de ensino médio da rede estadual, é a aposta das instituições para atrair mais inscrições. Segundo Adriana Cardoso de Lima, assessora de Gestão Estratégica do Senac-PR, o clima é mesmo de batalha para conquistar alunos. “Hoje no Brasil só não vai estudar quem não quer”, diz.
Motivar os pais é também uma estratégia que pode funcionar, segundo Marco Secco, diretor do Senai. “No geral o jovem não quer saber de estudar de manhã e também à tarde ou à noite. Ele não percebe a oportunidade que é fazer um curso desses. Às vezes os pais percebem a chance e o aluno vê as vantagens só depois que está estudando”, conta.
Uma vez enfrentados os problemas de captação de alunos e preenchimento das vagas, o desafio passa a ser manter os estudantes no curso até o fim da formação. Segundo o coordenador do curso de Logística do Senai, Sidnei Oliveira de Lima, a instituição está tentando entender os motivos que levam à evasão, para combatê-la. “Na maioria dos casos o aluno deixa o curso por ter encontrado uma oportunidade no mercado de trabalho em período integral. Por ainda estar cursando o ensino médio, esse aluno acaba optando por aceitar o trabalho”, conta. Os cursos do Pronatec são ofertados para estudantes já matriculados no ensino médio, e as aulas são realizadas no contraturno.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013


Nas Cataratas, grupo faz coreografia que é sucesso na internet; assista

Cerca de 60 pessoas participaram da ação, no domingo. Todos os dias, inúmeras versões do Harlem Shake, produzidas em várias partes do mundo, são postadas na internet.
Com máscaras e trajes inusitados, um grupo de amigos tomou conta do mirante principal dasCataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, na tarde deste domingo (24). Eles se reuniram para gravar a versão Cataratas do Harlem Shake, uma coreografia criada por um DJ de Nova Iorque que tomou conta da internet nas últimas semanas.
A ideia de gravar o Harlem Shake em Foz do Iguaçu surgiu durante uma conversa informal entre amigos, diz a jornalista Gabriela Beck, uma das coordenadoras do evento. Em uma semana, os contatos foram feitos, com ajuda de redes sociais, e mais de 60 pessoas compareceram às Cataratas.

Todos os dias, inúmeras versões do Harlem Shake, produzidas em várias partes do mundo, são postadas na internet. Em geral, os vídeos duram 30 segundos. Na abertura aparece uma pessoa dançando sozinha. A coreografia muda na sequência, quando surge um grupo fazendo movimentos soltos.

A jornalista conta que as Cataratas do Iguaçu foram escolhidas para ser palco do evento por uma questão de honra. “Não há lugar mais lindo da nossa cidade para mostrar”, diz.
Durante as gravações, os amigos arrecadaram alimentos que foram doados ao Lar dos Velhinhos, uma entidade beneficente da cidade.

Assista ao vídeo
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=XqXpKaxDYJ0

Henry Milléo / Gazeta do Povo
Henry Milléo / Gazeta do Povo / A mãe de Anna Carolina, Erenise Bortolini, acertou uma transição escolar suave para a filha, com informações sobre o novo colégioA mãe de Anna Carolina, Erenise Bortolini, acertou uma transição escolar suave para a filha, com informações sobre o novo colégio
FILHOS

Os desafios da transição escolar

Mudar de escola ou de ano pode ser motivo de estresse e ansiedade para pais e filhos. Especialistas recomendam paciência e rotinas de estudo.
As primeiras semanas de aula nunca são fáceis. Depois das férias, pais e alunos levam algum tempo até se adaptarem aos horários da rotina estudantil. Isso fica mais difícil se a criança está enfrentando uma nova escola ou um ano de transição, como o primeiro, o sexto e o início do Ensino Médio.
As mudanças escolares costumam ser acompanhadas por um período de ansiedades e estresse dos alunos. Algo natural, pois muda o ambiente de sala de aula, os professores e, às vezes, os amigos, no caso de uma troca de escola. Se as crianças ou os adolescentes demoram muito a se adaptar, os pais também acabam sofrendo.
Henry Milléo / Gazeta do Povo
Henry Milléo / Gazeta do Povo / Dora começou a primeira série com uma rotina de estudo em casa preparada pela mãe, Natália AcciolyAmpliar imagem
Dora começou a primeira série com uma rotina de estudo em casa preparada pela mãe, Natália Accioly
Em casa
Especialistas recomendam que os pais sigam alguns passos para enfrentar anos de transição escolar com os filhos
Confiança
A confiança dos pais nas escolas é fundamental para a adaptação dos alunos, que precisam de segurança para encarar a nova realidade escolar.
Informação
Conhecer a rotina da escola pode facilitar a orientação das crianças e adolescentes nos primeiros dias de aula.
Autonomia
Incentivar o estudo sem interferir muito, ajuda no amadurecimento escolar dos filhos, que assumem diferentes responsabilidades em anos de transição.
Rotina
A criação de um espaço adequado para estudos e a delimitação de horários ajuda na disciplina e estabelece uma cultura escolar importante.
Os especialistas recomendam que as pessoas mantenham paciência e confiança na escola que escolheram para seus filhos. Esse é o primeiro mandamento para pais nessas situações, diz Maísa Panutti, professora do curso de Psicologia na Universidade Positivo.
“A criança sente se os pais não acreditam na capacidade da escola e elas também ficam inseguras. Os professores precisam dessa segurança para ensinar”, afirma.
Além da paciência, os pais podem ajudar os filhos nessas fases com soluções dentro de casa, como conhecer o novo ambiente escolar, criar rotinas de estudo e conversar bastante para avaliar se a criança não está sentindo falta de antigos colegas ou estranhando a nova escola.
Foi o que fez a servidora pública Erenise Bortolini ao trocar o colégio das filhas há quatro anos, hoje elas estudam no Sion. “Busquei muitas informações e até fiz visitas com elas para ter certeza de que estava tomando a decisão certa”, conta. Anna Carolina, 12 anos, enfrentou em 2012 o sexto ano (antiga quinta série), fase em que o número de professores cresce, o ritmo de estudos acelera e a cobrança aumenta. Apesar de o ritmo ser “mais puxado”, a mãe incentivou uma rotina de leitura depois das aulas, o que facilitou a transição.
Primeiro ano
Dora, de 5 anos, está empolgada com as aulas do primeiro ano que começaram em 14 de fevereiro, também no Sion. “Ela só fala disso”, afirma a mãe, a empresária Natália Accioly.
Para Dora, a nova realidade escolar deve representar um aumento nas cobranças e avaliações. Para conter a ansiedade, os pais também prepararam uma rotina de estudo. Tudo com a paciência recomendada por psicólogos e pedagogos.
“Queremos que essa transição seja suave, mas que ela entenda as novas responsabilidades”, diz o pai, o advogado Othon Accioly. Com as aulas e a rotina de estudos, Dora fica livre para dar conta do resto.