Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Professor de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Ensino - Governo do Paraná

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Ducci e Ratinho Jr. estão empatados com 27%


 /
CURITIBA

Ducci e Ratinho Jr. estão empatados com 27%

Levantamento do Datafolha divulgado ontem mostra Gustavo Fruet em terceiro lugar, com 20% das intenções de voto.
Os candidatos à prefeitura de Curitiba Ratinho Jr. (PSC) e Luciano Ducci (PSB) apareceram empatados em primeiro lugar na segunda pesquisa Datafolha, divulgada ontem pela RPC TV. Em relação ao levantamento anterior do instituto, Ratinho manteve-se estável, com os mesmos 27%. Luciano Ducci, que tinha 23% em julho, subiu quatro pontos porcentuais e agora aparece também com 27% (veja infográfico abaixo)Gustavo Fruet (PDT), que até agora vinha aparecendo em empate técnico com os outros dois candidatos, oscilou de 23% para 20% e agora está em terceiro lugar.
Os dois candidatos que lideram a pesquisa divulgaram notas na noite de ontem comemorando o resultado. “Nosso crescimento mostra que a população está comparando nosso trabalho, nossa experiência e nosso time com os dos demais candidatos”, diz Ducci na nota. “A população de Curitiba está aceitando muito bem o nosso projeto e percebendo a nossa preparação, desde o início da campanha”, afirma Ratinho.
Já Fruet minimizou o resultado do levantamento. “Temos pela frente mais 38 dias de campanha até 7 de outubro, dia da eleição. As pesquisas são importantes, porém ainda devem ser analisadas com cautela neste momento da campanha”, disse, também em nota. Rafael Greca (PMDB), que oscilou de 10% para 8%, contestou os números. “Não é esta a realidade das ruas”.
Análise
De acordo com o professor de Ciência Política da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Emerson Cervi, os números mostram que Fruet está estagnado, enquanto Ducci cresce e diminui o número de indecisos. Na opinião de Cervi, Fruet só teve até agora o ônus da coligação com o PT, o que lhe trouxe críticas. “Se Fruet não aparecer com a presidente Dilma na tevê, dificilmente entrará na periferia; e terá dificuldades”, afirmou.
Para Murilo Hidalgo, diretor do Instituto Paraná Pesquisas, os principais resultados do Datafolha são a subida de Ducci e o viés de queda do candidato pedetista. “Para Fruet, acendeu o sinal vermelho. Não é nem o amarelo”, afirma. Segundo ele, isso se deve ao programa de Fruet na tevê e à menor estrutura de campanha na rua.

Nenhum comentário: